USP lidera ranking de melhores universidades da América Latina

A universidade ocupou o 1º lugar do ranking da revista Times Higher Education

por Mariana Lourenço 661 views0

USP-lidera-ranking-de-melhores-universidades-da-América-Latina

Na nova edição do ranking das melhores universidades da América Latina, feito pela revista Times Higher Education, a Universidade de São Paulo (USP) ocupou o primeiro lugar.

Das dez universidades, cinco são brasileiras: USP em 1º lugar; Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 3º; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 5º; Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em 6º; e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 9º.

As outras cinco universidades são: Universidade Nacional Autônoma do México, em 2º lugar; Universidade de Buenos Aires, na Argentina, em 4º; Universidade do Chile em 7º; Pontifícia Universidade Católica do Chile em 8º; e Universidade Nacional da Colômbia em 10º.

Veja também:  Plataforma oferece cursos online e gratuitos de universidades conceituadas

A Times Higher Education é referência em medição de qualidade do ensino superior e, no começo do mês, divulgou o ranking mundial de universidades. Nesse, a USP foi a única universidade da América Latina a parecer. No entanto, a universidade caiu da faixa 51-60 para 91-100.

Para a edição latino-americana, o ranking foi feito a partir da pesquisa de opinião, mas pretende analisar melhor os dados para produzir novos indicadores.

Mariana Lourenço

Estudante de Jornalismo na PUC-SP, foi professora de inglês por quase três anos e sabia que precisava continuar no mundo acadêmico, longe das grandes redações e do tradicional. Responsável pelo conteúdo do Ligado, achou no portal uma forma de juntar duas paixões: a escrita e a educação.