Universitários criam plataforma que calcula chance de aprovação no SiSU

Desenvolvido por alunos da UNIFEI, o Previsor SiSU ajuda na hora de escolher um curso e uma universidade

por Mariana Lourenço 1.525 views0

universitarios-criam-plataforma-que-calcula-chance-de-aprovacao-no-sisu

Tudo começou em 2012. Lucas Balestrassi tinha feito o ENEM e estava esperando o resultado de aprovação para o curso de Engenharia de Produção na UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá). Tudo indicava que sua nota não seria suficiente, mas seu pai desenvolveu um algoritmo de análise estatística que apontava maiores chances de aprovação para outro curso: Engenharia de Controle e Automação.

O resultado, dias depois, confirmou a eficiência do algoritmo. Lucas foi aprovado, fez a matrícula e descobriu na nova opção um caminho repleto de conquistas e experiências. Dois anos depois, a irmã de Lucas, Marina, também queria saber as chances de aprovação, mas dessa vez no mesmo curso do irmão. Novamente o algoritmo foi usado com sucesso.

Percebendo o potencial da ideia, Lucas e Marina, junto com os colegas Yasmin Bacha e Luiz Grilo, criaram a plataforma Previsor SiSU. No começo do ano, a primeira edição era voltada para os candidatos à aprovação na UNIFEI. Com o resultado positivo, o projeto ganhou notoriedade em Itajubá e foi escolhido para o LAB001, programa de pré-aceleração da universidade, e pela INCIT, Incubadora de Empresas de Base Tecnológica em Itajubá.

Já na segunda edição, que aconteceu de 30 de maio a 2 de junho, o Previsor expandiu para outras seis universidades públicas: UFSJ, UFLA, UNIRIO, UFRJ, UFCG e UEPB. Agora a previsão é que o sistema passe a atuar em todas regiões do Brasil até o ano que vem, 2017.

Veja também:  Iniciativa para empreendedores universitários está com inscrições abertas

Para calcular as chances de aprovação, a plataforma considera a nota do candidato no ENEM e analisa as listas de espera do SiSU nos anos anteriores, dados obtidos diretamente com as universidades. O sistema é atualizado diariamente com as notas de corta durante o SiSU, informando o usuário a posição em que está na opção selecionada.

A equipe acredita que o Previsor cumpre a missão de ajudar estudantes a realizar o sonho de aprovação no vestibular. “Acreditamos que muitas pessoas não sabem exatamente o que querem cursar ou deixam de entrar em uma universidade pelo SiSU por conta de uma decisão ruim. Criamos a plataforma para que os vestibulandos possam tomar esta decisão tão importante de forma consciente e ter a oportunidade de estudar em uma universidade pública”, diz Lucas Balestrassi, CEO do Previsor SiSU.

Para saber mais sobre a plataforma, acesse o seu site oficial e a página do Facebook.

Mariana Lourenço

Estudante de Jornalismo na PUC-SP, foi professora de inglês por quase três anos e sabia que precisava continuar no mundo acadêmico, longe das grandes redações e do tradicional. Responsável pelo conteúdo do Ligado, achou no portal uma forma de juntar duas paixões: a escrita e a educação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado

Você pode usar tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>