Universitários fabricam elevador que garante acessibilidade

O investimento do grupo de alunos do Unifeb foi de R$12 mil, equivalente a 10% do valor de um elevador comercial

por Mariana Lourenço 1.045 views0

universitarios-fabricam-elevador-que-garante-acessibilidade

Um grupo de estudantes de Engenharia Elétrica do Unifeb (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) desenvolveu um elevador horizontal que garante a acessibilidade de cadeirantes, idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida.

O projeto, coordenado pelo professor Marcos Nepomuceno, teve um investimento de R$12 mil, valor equivalente a apenas 10% do custo de um elevador comercial, e foi completamente projetado pelos estudantes, desde a sua formatação até à parte elétrica.

O elevador de plano inclinado se movimenta horizontalmente e é automatizado, contando com todos os requisitos de segurança. Depois de fabricado, foi instalado na entrada de acesso do teatro da instituição, o Teatro Jorge Andrade, garantindo o acesso de alunos e visitantes de forma igualitária.

Veja também:  Falling Walls Lab: decisão brasileira acontece dia 19

Com a intenção de solucionar a questão de acesso e, além disso, viabilizar um elevador de valor reduzido, os envolvidos deixaram o projeto a disposição de outras instituições que buscam a mesma solução.

 

 

 

Imagens: Divulgação / Nivaldo Júnior

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado

Você pode usar tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>