Universitários criam embalagem inovadora e ganham prêmio
Estudantes do curso de Design Gráfico foram um dos vencedores da 16ª edição do Prêmio Abre da Embalagem Brasileira
por 15.609 views0

Anualmente, a Associação Brasileira de Embalagem (Abre) promove o Prêmio Abre da Embalagem Brasileira. Esse ano, em sua 16ª edição, o prêmio contou com um grupo de universitários como vencedores de uma das categorias.
Os universitários Amanda Bellani, Amanda Favali, Gustavo Kondo, Guilherme Yoshida e Mayra Kadowaki, ganhadores na categoria prata, desenvolveram o projeto em uma de suas disciplinas do curso de Design Gráfico do Senac.
A proposta era criar uma embalagem para conter produtos típicos do cerrado brasileiro usando apenas o papelão ondulado como único material. Assim, o grupo desenvolveu um suporte para licor de pequi, fruto do cerrado brasileiro com exterior macio e adocicado, mas interior espinhoso.
A embalagem criada, com características inovadoras, tem grafismos que trazem elementos culturais da região e um suporte que funciona não só para proteção da bebida, mas também para a sua exposição.
“Acredito que esse prêmio seja importante para o mercado e outras áreas perceberem o quanto a embalagem é importante para um produto”, afirma Amanda, defendendo que a premiação valoriza o ramo do desenvolvimento de embalagens na área do design gráfico.
Além da valorização do ramo, o prêmio também ajuda os estudantes a colocarem em prática os conhecimentos do curso: “a experiência que o curso nos proporcionou foi uma ótima base não apenas para projetos acadêmicos, como também para nosso conhecimento e inserção no mercado de trabalho”, afirma Mayra.
O prêmio estima que são inscritas cerca de 400 embalagens por edição, levando os produtos vencedores a uma exposição na feira PackExpo, nos Estados Unidos.
*Imagens: Divulgação