Universitários criam embalagem inovadora e ganham prêmio

Estudantes do curso de Design Gráfico foram um dos vencedores da 16ª edição do Prêmio Abre da Embalagem Brasileira

por Mariana Lourenço 2.706 views0

Universitários criam embalagem sustentável e ganham prêmio

Anualmente, a Associação Brasileira de Embalagem (Abre) promove o Prêmio Abre da Embalagem Brasileira. Esse ano, em sua 16ª edição, o prêmio contou com um grupo de universitários como vencedores de uma das categorias.

Os universitários Amanda Bellani, Amanda Favali, Gustavo Kondo, Guilherme Yoshida e Mayra Kadowaki, ganhadores na categoria prata, desenvolveram o projeto em uma de suas disciplinas do curso de Design Gráfico do Senac.

A proposta era criar uma embalagem para conter produtos típicos do cerrado brasileiro usando apenas o papelão ondulado como único material. Assim, o grupo desenvolveu um suporte para licor de pequi, fruto do cerrado brasileiro com exterior macio e adocicado, mas interior espinhoso.

A embalagem criada, com características inovadoras, tem grafismos que trazem elementos culturais da região e um suporte que funciona não só para proteção da bebida, mas também para a sua exposição.

Veja também:  Universitários criam aplicativo que acompanha gastos de deputados

 

universitarios criam - embalagem

 

“Acredito que esse prêmio seja importante para o mercado e outras áreas perceberem o quanto a embalagem é importante para um produto”, afirma Amanda, defendendo que a premiação valoriza o ramo do desenvolvimento de embalagens na área do design gráfico.

Além da valorização do ramo, o prêmio também ajuda os estudantes a colocarem em prática os conhecimentos do curso: “a experiência que o curso nos proporcionou foi uma ótima base não apenas para projetos acadêmicos, como também para nosso conhecimento e inserção no mercado de trabalho”, afirma Mayra.

O prêmio estima que são inscritas cerca de 400 embalagens por edição, levando os produtos vencedores a uma exposição na feira PackExpo, nos Estados Unidos.

 

*Imagens: Divulgação