Universitários criam aplicativo que acompanha gastos de deputados

Com informações públicas, o aplicativo é atualizado mensalmente. Saiba mais

por Mariana Lourenço 1.621 views0

Universitários criam aplicativo que acompanha gastos de deputados

Estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) desenvolveram um aplicativo para facilitar a fiscalização dos gastos de deputados brasileiros, chamado “Meu Deputado”.

As informações são retiradas do Portal da Transparência, plataforma que mostra todos os gastos dos governantes, mas poucas pessoas conhecem e utilizam. Assim, o aplicativo reúne todas as informações, sendo possível acessar notas fiscais e verificar gastos como combustível, hospedagem e passagens aéreas de cada deputado.

Além disso, o usuário pode, também, verificar a presença dos deputados nas sessões, seus votos em determinadas leis, comparar o comportamento dos governantes e filtrar quais são os maiores gastos mensais em cada área.

 

gastos deputados
Divulgação

 

Ao analisar todo o conteúdo, o usuário pode enviar um email com um texto pronto para o político, perguntando sobre os seus gastos. Todas as informações são públicas e atualizadas mensalmente.

Veja também:  Falling Walls Lab: decisão brasileira acontece dia 19

O aplicativo foi desenvolvido pelos universitários depois de uma aula na Faculdade de Informática da PUC-RS em parceria com o Instituto Eldorado, na qual o seu objetivo era construir aplicativos que fossem úteis para a sociedade. Um dos desenvolvedores do aplicativo, Claudio da Silva Dias Junior, declarou que a ideia era fazer um aplicativo que facilitasse a visualização das informações.

Os estudantes desenvolveram sua ideia durante o programa da Apple “Brazilian Education Program for iOS Development (BEPiD). Assim, “Meu Deputado” está disponível apenas para o sistema iOS e pode ser baixado aqui.

 

As informações são do portal TudoCelular.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado

Você pode usar tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>