TEDx reúne inovadores da educação em Curitiba

Com dez palestrantes, o evento terá como tema novas formas de ensinar e aprender

por Mariana Lourenço 1.456 views0

ted

No dia 5 de março, às 14h, pensadores da educação irão se reunir em Curitiba, no “TEDxPraçaSantosAndradeED – Novas Formas de Ensinar e Aprender”, evento focado na educação. Serão dez palestrantes fazendo apresentações sobre assuntos diversificados no formato tradicional do TED, com duração de no máximo 18 minutos.

Tendo como principal missão seguir o lema “ideias que merecem serem espalhadas”, o TED é uma organização sem fins lucrativos que começou há 32 anos, na Califórnia, como uma conferência que juntava tecnologia, entretenimento e design. Hoje, abrange diversos outros tópicos, desde ciência, passando por problemas globais, até educação.

As conferências são sempre na forma de conversa, na qual o palestrante fala de maneira curta, porém inspiradora, por 18 minutos ou menos. Todas as palestras têm intuito de usar o poder da ideia para mudar atitudes, vidas e, por fim, o mundo. Elas são traduzidas para mais de 100 línguas e se encontram online no site oficial.

O TEDx é um braço da organização, com eventos independentes, no formato do TED, que acontecem em comunidades ao redor do mundo, durante o ano inteiro. Só no Brasil, as palestras já aconteceram no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília…

Gustavo Scholz, curador do evento em Curitiba, explica: “Convidamos pessoas com diferentes olhares sobre a Educação, para mostrar que não há um modelo certo, mas sim várias perspectivas que podem ser aproveitadas e que podem inspirar outros caminhos”.

Um dos palestrantes é o português José Pacheco, mestre em Ciências da Educação e conhecido mundialmente pela Escola da Ponte, da qual é fundador. Essa escola, de ensino básico e parte da rede pública, não segue um sistema de séries, ou seja, não tem turmas, anos, testes ou aulas: os alunos fazem grupos, de acordo com seus interesses, e desenvolvem projetos de pesquisa, supervisionados pelos professores.

Veja também:  Imagem pessoal e virtual: 8 dicas para a carreira profissional

Outra é Kauanna Batista Ferreira, aluna de Jornalismo na PUC-PR e presidente da Organização de Desenvolvimento do Potencial Humano (instituição que fundou aos 16 anos), atuante na área social, voltada para educação e assistencialismo às crianças moradoras da comunidade Vila Torres, em Curitiba.

O evento é interessante não só para aqueles que gostam de educação, mas para todos que valorizam ideias novas e inspiradoras. Quem quiser acompanhar, o evento será transmitido ao vivo pelo site oficial e Facebook.

Enquanto isso, conheça um pouco mais os palestrantes:

José Pacheco (Portugal): mestre em ciências da Educação e fundador da Escola da Ponte;

Jessica Artiles (EUA): designer e educadora, desenvolve projetos inovadores de educação no Massachusetts Institute of Technology (MIT);

Rosely Sayão (São Paulo): psicóloga, consultora em Educação e colunista da Folha de S.Paulo;

Luana Lobo (São Paulo): cineasta, com especialização na University of the Arts London, e diretora da produtora Maria Farinha Filmes;

Ricardo Dória: fundador da Aldeia Coworking e co-fundador da A Grande Escola;

Alexandre Amorim: diretor de projetos e co-fundador da ASID Brasil;

Fernando Botelho: da F123, uma iniciativa para aumentar o acesso à educação e ao emprego para pessoas com deficiência visual;

Rogê Du Cerrado: disseminador da arte e da cultura popular e co-idealizador da Grande Roda de Tambores;

Kauanna Batista Ferreira: estudante de jornalismo e fundadora da Organização de Desenvolvimento do Potencial Humano;

Aruni Van Amstel: um nativo digital, de 13 anos, que brinca de programar no computador desde criança.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado

Você pode usar tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>