Sou tímido, isso dificulta minha chance de conseguir um estágio? Mito ou Verdade

Descubra se a timidez irá te atrapalhar na hora de procurar um estágio

por Jéssica Lopes 2.541 views0

f4639

Criou-se uma crença de que somente os extrovertidos têm vez em processos seletivos. MITO. Nos vimos na obrigação de trazer argumentos para mostrar que não. Introvertidos também têm seu espaço e importância.

Para que uma empresa funcione bem é preciso ter funcionários de todos os tipos. Claro que a Cultura Organizacional garante o alinhamento de práticas da empresa com os valores de seus funcionários. Mas a personalidade de cada é única e é isso que torna o ambiente de trabalho tão desafiador e tão efetivo.

O processo seletivo foi construído com o intuito de conhecer o perfil profissional de cada candidato. Nesse sentido, o candidato extrovertido que tem facilidade em se comunicar parece sair na frente. Mas lembre-se, muito além da comunicação, o avaliador está atento no conteúdo, no valor de sua trajetória e em como você está escolhendo os próximos passos de sua carreira. Sendo assim, o introvertido pode ter vantagens, já que tende a olhar com mais cuidado para seu mundo interior e trazer experiências mais atreladas ao que busca no mercado.

O que é VERDADE é que nenhum candidato começa o processo seletivo em vantagem ou desvantagem, afinal, não existe um perfil certo para o mercado. Cada um tem suas armas e fraquezas, o importante é ter consciência de seu valor e perfil profissional. É a partir dessa apropriação que você mostra seu melhor com mais clareza e naturalidade.

Veja também:  O que é um trainee e como posso me tornar um?

Ainda não conseguiu visualizar vantagens em ser introvertido? Vamos mostrar alguns pontos que mostram seu valor no ambiente de trabalho.

Enquanto o extrovertido pode perder tempo com conversas paralelas, o introvertido consegue se concentrar nas tarefas com mais facilidade. Enquanto está imerso na realização de alguma tarefa, tem um olhar mais atento a detalhes, trazendo precisão em seus trabalhos.

A percepção também tende a ser diferente. O introvertido tem uma escuta muito mais atenta, captando detalhes e entendendo demandas com maior profundidade. Tais detalhes podem ser imprescindíveis ao construir um projeto, já que ele busca um planejamento baseado em dados e informações.

Por fim, a mensagem que queremos passar é que a introversão não é uma característica ruim, muito pelo contrário!