Quais perguntas posso fazer em uma entrevista sem queimar meu filme?

Não saia com mais dúvidas do que respostas. Veja algumas perguntas que você pode fazer

por Juliana Maffia 3.699 views0

Startup Stock Photos

As primeiras entrevistas que fazemos na vida podem ser assustadoras. Ainda não sabemos muito bem o que esperar, como se comportar, até na hora de escolher a roupa ficamos em dúvida. No fim, por falta de experiência, saímos com mais dúvidas do que respostas.

Mas o que poucos sabem é que os recrutadores costumam avaliar candidatos não só pelas respostas que dão, como também pelas perguntas que fazem (ou deixam de fazer). Fazendo as perguntas certas, de forma que não pareçam redundantes, o candidato mostra interesse pela vaga e pelo negócio.

Por isso, selecionamos alguns assuntos e perguntas que você poderá fazer.

  1. Sobre a empresa

Este é o momento de conhecer a fundo a empresa, para você decidir se o perfil da companhia tem a ver com o seu jeito de trabalhar. Tente entender como a empresa funciona, qual a sua forma de trabalhar e a opinião dos funcionários.  Assim, você não se assustará ao entrar em uma empresa totalmente diferente do seu perfil. Este é o momento de perguntar sobre a cultura da empresa, como é trabalhar lá? Qual o maior desafio no momento? Qual a característica mais comum entre os colaboradores? Por que as pessoas deixam a organização?

  1. Sobre a Vaga

Mesmo que você tenha visto o descritivo da vaga na hora de se candidatar, é normal ter dúvidas sobre quais serão suas atividades rotineiras. Por isso, este é o momento de esclarecer todos os seus questionamentos. Pergunte sobre a posição, ela é nova ou antiga? Quais são os maiores desafios? Existem perspectivas de crescimento? Como é a equipe com quem irá trabalhar? Mas lembre-se: não faça perguntas obvias pois elas irão demonstrar que você não leu atentamente ao anuncio da vaga.

  1. Sobre seu Gestor
Veja também:  Como não deixar para depois.

Se a sua entrevista estiver sendo conduzida pelo seu futuro Gestor, esta é uma grande oportunidade para entender por que razão ele trabalha na empresa e como será sua rotina ao seu lado. Você pode perguntar para ele: qual seu estilo de liderar uma equipe? Quais características aprecia, ou não, em um profissional? Quais os desafios da empresa e da área? E por fim, por que trabalha na empresa?

 

E se você conseguir a vaga, aproveite para ler o artigo – Os Erros e Acertos do Primeiro Estágio – para não dar bola fora no primeiro emprego!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado

Você pode usar tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>