Segunda-feira, 04 de Abril de 2011 - 15h28

Engenharia de Telecomunicações

Antonio José do Couto Pitta, da UNICID, fala sobre as áreas de atuação e avalia o mercado potencial para o Engenheiro de Telecomunicações


Projeto, operação e manutenção de equipamentos e sistemas de telecomunicações. Estas são as principais responsabilidades que fazem parte da rotina de trabalho do Engenheiro de Telecomunicações.

O Ligado na Facul fez um rápido bate-papo com Antonio José do Couto Pitta, da UNICID. Ele fala sobre as áreas de atuação do Engenheiro de Telecomunicações e dá dicas sobre como deve ser feita a escolha da instituição de ensino superior.

Ligado na Facul – Quais são os campos de atuação do profissional de Engenharia de Telecomunicações?

Antonio José do Couto Pitta - O aluno poderá atuar tanto no mercado de infraestrutura quanto no de serviços de telecomunicações. As empresas que requerem este tipo de profissional atuam na área de serviços e infraestrutura, nas áreas públicas ou privadas de TV Digital, TV por assinatura, telefonia fixa, telefonia celular, rádio transmissão, comunicação de dados, emissoras de TV, e operadoras de serviço de radio-chamada.

LNF - Quais são as principais exigências do mercado em relação ao perfil do profissional graduado em Engenharia de Telecomunicações?

AJCP - Entendemos que o mercado exige um profissional com formações éticas consolidadas, de senso crítico desenvolvido capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias e com qualificação na área de telecomunicações.

LNF – Qual a infraestrutura que a instituição de ensino superior deve oferecer para atender as exigências do mercado nesta área?

AJCP - Seus laboratórios devem estar aptos a proporcionar aos alunos condições de aprendizado das tecnologias emergentes do sistema de telecomunicações.

LNF – De que forma a instituição de ensino superior pode ajudar o universitário a entrar no mercado de trabalho?

AJCP - Entendemos que os convênios e parcerias entre empresas são de extrema importância no processo de alocação do aluno no mercado de trabalho. A universidade deve promover eventos abertos ao público e para empresas de recrutamento e seleção para apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

LNF - Quais dicas você pode dar para quem quer estudar Engenharia de Telecomunicações?

AJCP - O aluno deve estar focado e centrado no domínio de tecnologias emergentes no sistema de telecomunicações.

Por Ricardo Augusto Lombardi
+ Papo de Profissional  |  Compartilhar | 
+

Copyright© 2014 | ligadonafacul.com.br | Todos os direitos reservados / All rights reserved.