Os desafios de carreira de um estagiário na FALCONI

por Juliana Maffia 2.356 views0

falconi-estágio

Há muito tempo o mito do estagiário que faz trabalhos “simples” deixou de existir! Agora, os estagiários encontram muito desenvolvimento de carreira, grandes projetos e desafios ainda maiores!

Para entender melhor essa rotina, convidamos o Ricardo Castro, que foi estagiário na FALCONI e hoje se tornou um Jovem Consultor, para contar da sua escolha de estágio e dos desafios que encontrou trabalhando na consultoria líder em gestão no Brasil.

A FALCONI recebe inscrições para seu Programa de Estágio até o dia 17 de setembro, interessados podem se inscrever neste link.

Quer conhecer a história do Ricardo?

Ligado na Facul: Conte para nós um pouco da sua trajetória na universidade e na FALCONI. Qual sua formação? Quando você entrou na empresa e o que faz hoje?

Ricardo Castro: Sou engenheiro eletricista, formado pela UTFPR no fim de 2016. Lá, tive a oportunidade de participar da criação do Diretório Acadêmico, fui monitor e também fiz intercâmbio. Mas eu queria estagiar em São Paulo desde o começo da universidade, então me esforcei para adiantar todas as minhas matérias e no último ano fiquei livre para estagiar. Por isso consegui vir pra São Paulo.

Estava inscrito em diversos programas de estágio, mas quando vi a oportunidade da FALCONI eu fui pesquisar sobre a empresa. Quando entendi o que eles realmente faziam e como era a cultura da empresa, percebi que casava exatamente com o que eu buscava para a minha experiência profissional.

 

Ligado na Facul: Quais características da FALCONI mais te encantaram? Por que você escolheu este programa de estágio?

Ricardo: A ideia de trabalhar 20 anos com a mesma coisa sempre me incomodou, mas ao mesmo tempo, eu não queria pular de empresa em empresa. Encontrei na FALCONI um ambiente dinâmico, onde consigo me envolver em diversos projetos de diferentes organizações e ainda assim construir minha carreira em um só lugar. É isso que quero pra mim!

 

Ligado na Facul: Conte para nós, na sua percepção, como a universidade te preparou para sua posição na FALCONI? Você participou de atividades extracurriculares? Isso fez diferença?

Ricardo: A faculdade me preparou para superar desafios, e é isso que eu sigo encontrando na FALCONI. Aqui sempre vivemos situações novas que consigo resolver com o apoio da equipe.

Durante a faculdade, também me envolvi com o Diretório Acadêmico, e isso fez diferença na minha experiência profissional e me ajudou a entrar na FALCONI. Foi lá que aprendi a trabalhar em equipe e isso me ajudou muito durante o estágio.

 

 

Ligado na Facul: Você passou pelo programa de estágio antes de se tornar um Jovem Consultor FALCONI. Como o programa te preparou para sua posição na empresa hoje?

Veja também:  Entrevista com o estagiário: saiba como é trabalhar na Oxiteno

Ricardo: O estágio na FALCONI foi extremamente relevante, pois aqui não existe aquela história do estagiário fazer coisas menos importantes. À medida que você ganha confiança dos gestores as suas responsabilidades aumentam e isso te prepara para as tarefas de um Jovem Consultor.

Outro ponto é que uma vez dentro de um time de consultores, os estagiários estão em contato com pessoas que podem ajudá-los, pois elas entendem muito bem como a FALCONI trabalha e como aplicar o método dentro do cliente.

 

Ligado na Facul: Os estagiários da FALCONI estão envolvidos em diversos projetos quando entram na companhia. Conte para nós qual seu maior aprendizado no projeto em que se envolveu?

Ricardo: Meu primeiro projeto na FALCONI foi muito interessante, pois atuei com pessoas de várias áreas e níveis hierárquicos, desde o operador até a diretoria do cliente. Passar por estas experiências me trouxe uma visão de empresa que não tive durante a minha formação. Aprendi a dialogar com cada uma dessas pessoas, o que foi importante para mim.

 

Ligado na Facul: A FALCONI é reconhecida no mercado por solucionar problemas e melhorar os resultados das empresas utilizando o método de gestão PDCA. Explique para os candidatos o que é o método PDCA e como ele funciona na prática?

Ricardo: O PDCA é um método lógico para solução de problemas. Uma forma de estruturar o passo a passo de como você identifica e desdobra um problema, executa as ações, analisa e verifica se estas ações estão sendo realizadas e, por fim, de acordo com os resultados, padroniza esse processo e o encerra.

 

Ligado na Facul: O processo seletivo da FALCONI recebe inscrições até o dia 17 de setembro. Para auxiliar os candidatos que vão participar, você consegue pontuar qual fase do processo foi mais desafiadora? E o que os candidatos deste ano podem esperar?

Ricardo: O processo da FALCONI é difícil, mas a fase mais desafiadora foi a entrevista final com o RH e com um consultor. Foram feitas perguntas ligadas ao negócio da FALCONI e sobre como o meu perfil se encaixaria na empresa. Por isso é importante se preparar, estudar atualidades e conhecer a fundo a empresa.

 

Ligado na Facul: Que dica você daria para os candidatos que têm interesse em fazer parte da FALCONI?

 

Ricardo: Você tem que mostrar o seu brilho no olho! Para a FALCONI esta característica faz toda a diferença. Durante a entrevista você precisa mostrar a sua paixão com clareza, pois a empresa procura por isso em todos novos colaboradores.

Juliana Maffia

Formada em Jornalismo e há cinco anos cuidando do Ligado na Facul, começou no portal pelo amor ao mundo digital e à escrita. Hoje, editora-chefe, o que mais a agrada é a chance de impactar universitários com o conteúdo produzido pelo site.