O que levar em conta na hora de procurar um estágio?

Na hora de colocar na balança, o que devo considerar?

por Juliana Maffia 2.109 views0

f4728

Quando chega o momento de escolher um estágio, é natural que os estudantes fiquem cheios de dúvida. Afinal, esse é um passo muito importante não só para a vida universitária, mas para a carreira. São muitos fatores para levar em conta nesse momento, como a tradição da empresa, a carga horária e o valor da remuneração.

Pensando nisso, fizemos uma lista com os principais aspectos que o aluno deve levar em consideração durante a busca por um trabalho.

Segurança para aprender

O estágio é um ambiente de aprendizado. Procure uma instituição que proporcione segurança para aprender e se desenvolver enquanto futuro profissional. Escolha empresas que valorizam e estimulam o aprendizado, assim como superiores que sejam acessíveis e dispostos a orientar os estagiários.

Lembre-se que muitas vezes a vaga que oferece a melhor remuneração não é a que mais tem a acrescentar para a sua educação.

Processo seletivo

Informe-se a respeito do processo seletivo e avalie as suas possibilidades de participar dele. Algumas empresas fazem a seleção em várias etapas, o que pode levar algum tempo. Vale a pena investir quando você acredita que tem as características necessárias, para não acabar gastando tempo e energia com uma vaga que não é voltada ao seu perfil. É importante também que você se prepare com antecedência para a seleção.

Respeito à Lei do Estágio

Antes de ir atrás de uma vaga, conheça os seus direitos, garantidos pela Lei do Estágio. Um estagiário pode trabalhar até seis por dia, totalizando no máximo trinta horas semanais. Você deve ter direito ao auxílio transporte e férias remuneradas proporcionais. Além disso, a avaliação do estágio é obrigatória, e deve ser enviada para a faculdade a cada seis meses.

Procure saber se a instituição que está oferecendo a vaga de estágio cumpre todas essas exigências. 

Plano de carreira

Esse é um aspecto muito importante, em especial para aqueles estudantes que já tem uma boa ideia sobre o rumo que querem seguir na carreira. A empresa oferece possibilidade de contratação, após o período de estágio? Quanto você pode crescer dentro da empresa? Busque as respostas para essas questões e as avalie de acordo com a sua necessidade.

Veja também:  Os desafios de carreira de um estagiário na FALCONI

Identificação com os valores da empresa

Os valores da empresa dizem respeitos a aspectos como a sustentabilidade, a melhoria da qualidade de vida ou inovação tecnológica. O candidato à vaga de estágio deve procurar conhecer esses valores e perceber se estão ligados ao que ele mesmo deseja em um ambiente de trabalho. Dessa forma, ele se sentirá motivado a se envolver com a empresa.

Por outro lado, se houver conflitos entre a posição da empresa e a do candidato, o trabalho pode se tornar desgastante para o próprio estagiário. Isso sem dúvida vai afetar de forma negativa o seu aprendizado.

Formação universitária

Avalie a relevância daquela vaga para a sua formação universitária. O ideal é que ela capacite você a trabalhar na área desejada, ou apareça como um grande diferencial no seu currículo. Não adianta aceitar um estágio só porque ele está disponível, se ele não estiver coerente com o que você deseja para o seu futuro.

Busque outras opiniões

Por último, antes de aceitar um estágio, vale a pena procurar saber a opinião de outras pessoas. Consulte os seus professores a respeito. Se algum colega da faculdade já fez ou faz estágio no mesmo local, converse com ele. É legal também buscar a opinião de profissionais já inseridos no mercado de trabalho. A decisão final é sua, mas ouvir o que os outros têm a dizer pode te ajudar e muito a escolher a melhor oportunidade de estágio.

Tem mais alguma dica para quem está procurando estágio? Compartilhe com a gente nos comentários!

Juliana Maffia

Formada em Jornalismo e há cinco anos cuidando do Ligado na Facul, começou no portal pelo amor ao mundo digital e à escrita. Hoje, editora-chefe, o que mais a agrada é a chance de impactar universitários com o conteúdo produzido pelo site.