Quinta-feira, 16 de Agosto de 2012 - 10h00

Qual a hora de sair da casa dos pais?

Psiquiatra fala sobre conflito entre busca pela independência e preocupação com os familiares


Foi-se o tempo em que os filhos saíam da casa dos pais quando se casavam. A nova geração demora mais para se casar e muitos nem possuem esse desejo. Então, qual a hora de sair da casa dos pais?

Os jovens estão mais imediatistas e em busca de independência. Mas muitos encaram o conflito de não querer abandonar nem magoar os pais, mesmo que a convivência seja complicada.

Para o psiquiatra Flávio Gikovate, quando o clima dentro de casa é difícil e a pessoa se sente segura em seguir o próprio rumo, sendo impedida apenas pela preocupação, é mais indicado aproveitar o momento para ir morar sozinho e tentar a independência.

Ele afirma ainda que se não existe qualidade na relação familiar, não é preciso ficar em casa para cumprir tabela. De qualquer forma, sair de casa não significa abandonar nem deixar de ver ou conviver com os pais, será apenas uma mudança para o cuidado a distância.

Muitos vestibulandos vivem esse conflito na hora de escolher a facul. Prestar em outra cidade ou buscar instituições próximas de casa? Fique ligado! Localização também é critério de escolha.

Por Livia Fonseca Nunes.
+ Notícias  |  Compartilhar | 
+

Copyright© 2014 | ligadonafacul.com.br | Todos os direitos reservados / All rights reserved.