Metade dos universitários depende de programas para estudar

Em pesquisa realizada pela ABMES, a maioria dos estudantes afirmam precisar de auxílio para cursar ensino superior

por Mariana Lourenço 1.586 views0

Metade dos universitários depende de programas para estudar

Na última quarta-feira, dia 20, a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) apresentou uma pesquisa mostrando que 50,5% dos jovens que pretendem começar o curso superior não têm condições de pagar as mensalidades das universidades, precisando da ajuda de programas de financiamento do governo.

A pesquisa ouviu, ao total, mil brasileiros com ensino médio completo, com idade entre 18 e 30 anos. Desses, apenas 37,3% afirmou com certeza que poderia pagar as mensalidades e 12,2% que talvez tivessem condições de pagar.

Em relação ao interesse em pleitear uma bolsa pelo ProUni (Programa Universidade para Todos, que concede bolsas com base na nota do Enem), 57,9% tentariam ingressar no programa; 38,1% não têm interesse e 4% não souberam responder.

Já sobre o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil, empréstimo que varia conforme a renda familiar mensal), 50,3% tentariam a modalidade; 41,4% não tentariam e 8,3% não souberam responder.

Veja também:  Alunas de Engenharia de Produção criam jogos que ensinam a profissão

Os estudantes também responderam o que pensam sobre as propostas de redução de investimentos na educação, feita pelo governo federal, e de cobrança de mensalidade em universidades públicas. A maioria, 75% para a primeira proposta e 57,3% para a segunda, afirmou ser contrária às medidas.

Por último, 71,2% dos estudantes afirmaram que optariam por uma universidade pública, contra os 25,1% que escolheriam uma instituição particular. Para o cientista político Adriano Oliveira, a pesquisa mostrou como os jovens veem a importância do papel do estado como indutor da inclusão social na área da educação.

 

 

As informações são da Agência Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado

Você pode usar tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>