MEC altera Fies e antecipa inscrições

As alterações têm intuito de evitar vagas ociosas. As inscrições vão de 14 a 17 junho

por Mariana Lourenço 656 views0

MEC altera Fies e antecipa inscrições

O Ministério da Educação (MEC) anunciou na última quarta-feira, dia 27, algumas mudanças nas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de antecipar as inscrições do segundo semestre para 14 a 17 de junho.

Essa mudança foi necessária porque cerca de 50% das 250 mil vagas ofertadas no primeiro semestre deste ano ficaram ociosas. Assim, o objetivo é facilitar o acesso dos alunos: depois da seleção regular (em junho), um processo de vagas remanescentes será aberto, com matrícula pela ordem de inscrição. Para participar, o estudante precisa obter um mínimo de 450 pontos no ENEM e não zerar a redação.

Outra mudança é o valor mínimo da mensalidade que o estudante pode financiar, que caiu de R$100 para R$50. Além disso, o governo está estudando aumentar o teto da renda familiar exigido, hoje de 2,5 salários mínimos por pessoa. Muitos candidatos perdem a oportunidade por ultrapassar esse valor, aumentando o número de vagas ociosas.

Veja também:  MEC aprova regras de validação de diplomas estrangeiros

A reserva de vagas será por ordem de inscrição, que serão ao longo do semestre, de acordo com a disponibilidade das vagas. Caso o candidato altere ou cancele sua inscrição, a vaga volta a ser disponibilizada para uma nova inscrição.

Mariana Lourenço

Estudante de Jornalismo na PUC-SP, foi professora de inglês por quase três anos e sabia que precisava continuar no mundo acadêmico, longe das grandes redações e do tradicional. Responsável pelo conteúdo do Ligado, achou no portal uma forma de juntar duas paixões: a escrita e a educação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado

Você pode usar tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>