Intercâmbio é mesmo importante para a carreira?

Saiba as vantagens de fazer um intercâmbio para sua vida acadêmica, profissional e pessoal

por Juliana Maffia 3.950 views0

Travel and vacation accessories on wooden background, Travel concept with copy space

Cada vez mais é possível ter uma experiência internacional, mesmo com o dinheiro apertado. As ofertas são maiores, as chances de parcelar cresceram e hoje é possível passar duas semanas, um ano e até mais tempo estudando fora.

A chance de passar um tempo estudando em outro país é única e pode mudar a sua forma de ver o mundo e se relacionar com as pessoas. Mais do que aprender outra língua, com o intercâmbio é possível expandir seus horizontes e encarar desafios diferentes daqueles que você encontra no seu dia a dia.

Para Jéssica Lopes, Analista de Desenvolvimento Profissional na Seja Trainee, “as pessoas que fazem um intercâmbio contam que essa foi uma experiência enriquecedora pelo fato de se sentirem totalmente fora de sua zona de conforto, ou seja, estar em um país diferente, convivendo com pessoas de diversas culturas e passando por situações inesperadas são desafios que causam inicialmente medo, mas que também trazem crescimento. Isso porque é uma oportunidade de desenvolver características como autoconfiança, flexibilidade e iniciativa”.

Depois de passar um ano estudando na Dinamarca, Marília Lourenço afirma que “o intercâmbio ajuda no desenvolvimento pessoal, porque você é obrigado a resolver vários assuntos em outra língua, lidando com uma cultura diferente da sua. Além disso, a viagem ajuda no autoconhecimento, nas reflexões sobre como as pessoas vivem em diferentes lugares do mundo, o que te faz desenvolver habilidades de conhecer novas pessoas, além de te deixar com a cabeça aberta em relação a diversos assuntos. As amizades durante o intercâmbio são bem intensas, principalmente entre intercambistas, porque todos estão afastados da família e dos amigos do país de origem”.

Veja também:  Alemanha oferece mais de 80 bolsas de estudo

Se você está com a grana curta para fazer a tão sonhada viagem, nossa dica é participar das diversas feiras de intercâmbio, que costumam oferecer bons preços, ou mesmo procurar por intercâmbios sociais, onde normalmente o universitário só arca com sua passagem.

Agora saiba que um intercâmbio não é a única maneira de adquirir experiências de vida, todas as experiências que você tem, onde há um ganho de conhecimento e desafios a serem encarados valem a pena. Você pode ser voluntário em um hospital, participar de eventos beneficentes ou ajudar a construir casas em bairros distantes. Saiba: estas oportunidades são tão valiosas quanto um intercâmbio!

Se você ainda precisa de inspiração para ir em uma aventura? Então escolhemos uma playlist com Palestras do TED para te inspirar.