Imagem pessoal e virtual: 8 dicas para a carreira profissional

As professoras Paula Franceschelli e Leslye Revely deram dicas sobre como conciliar a imagem pessoal e virtual na carreira

por Mariana Lourenço 1.277 views0

Imagem pessoal e virtual dicas para a carreira profissional

Nesse final de semana aconteceu a 19ª Feira do Estudante – Expo CIEE, evento com palestras, oficinas de capacitação e oportunidades de estágio.

Uma das palestras, ministradas pelas professoras da instituição de ensino FECAP Paula Franceschelli e Leslye Revely, teve como tema “Imagem pessoal e virtual”, dando dicas sobre como conciliar as duas na carreira. Confira:

 

  1. Tenha entusiasmo e originalidade
                         “Me contrate”

Muitas vezes passamos uma imagem super legal nas redes sociais, mas na hora da entrevista não conseguimos mostrar essas características. Por isso, seja original e se mostre entusiasmado com as oportunidades.

 

  1. Cuidado com sua postura

A linguagem corporal é muito importante e, na maior parte do tempo, é destaque em relação àquilo que é falado.
Mesmo na faculdade, professores e colegas podem te ajudar em sua carreira profissional (te indicando para processos seletivos, por exemplo), e, por isso, estão sempre atentos à sua postura.

 

  1. Seja curioso

Mantenha-se atualizado sobre o que está acontecendo no mundo. Além de estar informado e antenado, você ainda vai conseguir melhorar o seu discurso e vocabulário.
Para isso, saia do superficial: não leia só o título da notícia, leia a notícia inteira. Procure novas opiniões, pesquise mais, saia do óbvio e do senso comum.

 

  1. Seja tolerante às diferenças
   “Três Chifres nunca brincam com Pescoços Longos”

Conheça e dialogue com o que é diferente. Saia da zona de conforto e deixe os seus preconceitos de lado. Uma dinâmica de grupo, por exemplo, avalia como você lida com as diferenças.
Já no virtual, cuidado com o que posta nas redes sociais. Muitos empregadores procuram as páginas de seus funcionários para descobrir se esses são preconceituosos.

Veja também:  As 10 empresas dos sonhos do brasileiro

 

  1. Seja verdadeiro
    “Você não está mentindo, você está pré-contando a verdade”

Seja real, verdadeiro e original. Se você se passa por uma pessoa no virtual, dificilmente vai conseguir fingir no presencial.

 

  1. Dialogue com o seu erro
                         “Eu gostaria de me desculpar por tudo que já fiz”

Saiba reconhecer o seu erro quando o cometer. Assuma e peça desculpas. Você vai perceber que é possível aprender muito mais do que se imagina.

 

  1. Mantenha o controle emocional

Nem tudo o que conversamos na mesa de bar pode ser postado nas redes sociais.
Ao se deparar com uma postagem contrária a sua opinião, por exemplo, cuidado com a resposta que vai escrever. O que é postado na internet, é eternizado.

 

  1. Não viva só no mundo virtual

Muitos empregadores prestam atenção ao nível de “vício” de seus funcionários. Por isso, não viva apenas nas redes sociais: viva a vida real também.
Claro que é normal ser um usuário da internet, mas não fique as 24 horas do dia nem online, nem offline; saiba mesclar as duas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado

Você pode usar tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>