Fazer estágio durante a facul é obrigatório. Mito ou verdade?

Por Márcio Magalhães Fontoura, da UniABC

por Juliana Maffia 1.561 views0

f569

A maioria dos cursos de nível superior possui diretrizes curriculares  que estabelecem para todas as Instituições de Ensino do País os parâmetros mínimos que devem ser cumpridos, entre eles está o estágio curricular supervisionado. Em alguns cursos será obrigatório, em outros as diretrizes não o apontam como obrigatório, assim como haverá variação da carga horária a ser cumprida.

O Estágio tem a finalidade de introduzir o aluno na sua futura área de atuação, possibilitando a articulação entre a teoria e a prática. Este período é muito importante, pois coloca o aluno em contanto com os principais problemas que enfrentará no futuro, permitindo que adquira experiência e, gradativamente amadureça. Por isso, mesmo que não seja obrigatório, o estágio é muito interessante pela experiência, e por ampliar as chances de atuação na área.

Outra situação que merece destaque, é que uma coisa é o estágio curricular supervisionadoque acontece nos cursos, sendo obrigatórios nos últimos semestres do curso. Outra coisa é oestágio remunerado que o aluno pode conseguir já no primeiro semestre do curso. Boa parte dos alunos com o desejo de entrar na futura área de atuação procura esta modalidade de estágio, mesmo não sendo obrigatório no curso, por contribuir tanto para a formação quanto financeiramente.

Veja também:  Sou tímido, isso dificulta minha chance de conseguir um estágio? Mito ou Verdade

Sendo assim, temos alunos que conseguem estágio desde o primeiro semestre do curso, e que não contabilizam carga horária para o curso exigindo que a Instituição e a empresa assinem o contrato de estágio, mesmo quando não há nas diretrizes do curso a exigência de estágio curricular obrigatório.

Vamos lembrar que o estágio é um momento privilegiado de crescimento profissional pela possibilidade de articulação do que o aluno está aprendendo com a prática diária, além de oportunizar o contato com a futura área de trabalho permitindo uma clareza melhor dos desafios futuros que enfrentará, assim como muitas empresas quando selecionam um candidato dão preferência para aqueles que já estagiaram na área.

Juliana Maffia

Formada em Jornalismo e há cinco anos cuidando do Ligado na Facul, começou no portal pelo amor ao mundo digital e à escrita. Hoje, editora-chefe, o que mais a agrada é a chance de impactar universitários com o conteúdo produzido pelo site.