Faculdade de Arquitetura da USP vai reservar 30% das vagas para cotas

A votação aconteceu na última quinta-feira, dia 30, e foi decisão da Congregação da faculdade

por Mariana Lourenço 1.083 views0

Faculdade de Arquitetura da USP vai reservar 30

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) votou a favor de reservar 30% das 190 vagas disponíveis para alunos de escolas públicas. Dessa porcentagem, metade será para estudantes declarados pretos, pardos e indígenas.

A decisão foi tomada na última quinta-feira, dia 30, pela Congregação da faculdade, que conta com representantes de professores, funcionários e alunos, com 24 votos a favor, 1 contra e 3 abstenções.

O processo de seleção será feito pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificada), que utiliza a nota do ENEM para avaliar os estudantes. Por esse motivo, a prova de habilidades específicas exigida para ingresso foi suspendida temporariamente.

As 57 vagas serão reservadas para os dois cursos disponíveis na FAU: Arquitetura e Urbanismo, e Design.

Veja também:  USP oferece cursos gratuitos de idiomas

A professora da universidade Raquel Rolnik escreveu em seu blog que a decisão “é um passo importantíssimo no enfrentamento da questão [da desigualdade social e étnico-racial], pois reconhece a existência do problema e demonstra disposição em buscar soluções para enfrentá-lo por meio de políticas reparatórias de ação afirmativa”.

Além da FAU, a Escola de Comunicação e Artes (ECA), a Faculdade de Economia e Administração (FEA) e a Escola Politécnica (Poli) também aderiram ao SiSU, reservando parte de suas vagas ao Sistema. Assim, 20% do total das 11057 vagas da universidade estão reservadas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado

Você pode usar tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>