Existe empreendedorismo no mundo corporativo?

por Ítalo Andrade 248 views0

intraempreendedorismo-loreal

Perguntamos a três jovens talentos se é possível ser empreendedor dentro de uma empresa e o resultado foi inspirador. Vale a pena ler suas dicas!

Como ser empreendedor dentro de uma organização

Para empreender, cada  funcionário deve saber da importância do seu papel na empresa e claro, querer ir além. Primeiro, deve-se ter em mente de que temos capacidade de transformação, todo ser humano tem. Para alguns, saber explorar essa capacidade é uma coisa nata, para outros é um potencial a ser desenvolvido.

De nada adianta ser empreendedor se a empresa não te permite empreender, dando abertura e insumos para que as ações sejam assertivas. Porém, temos que entender que a responsabilidade de mudar, trazer inovação, construir e desconstruir é tão nossa quanto da liderança. É um caminho que se anda junto, empresa e funcionário em concordância.

Uma vez que você se considera a si mesmo um profissional inovador, que consegue atuar na sua área com a visão de um futuro com novas soluções, torna-se possível empreender e desenvolver projetos que alinhem seus objetivos pessoais com os objetivos da companhia.

É normal que toda empresa tenha seus processos e atividades definidos, mas quando somos conscientes do nosso papel transformador, todos podemos ser estratégicos dentro da nossa própria realidade.

Perfil do empreendedor corporativo

Uma das principais características de um empreendedor corporativo é o Dinamismo, se sentir incomodado: ter aquela inquietude de querer trazer coisas novas e questionar o que considera necessário. Um profissional que se dispõe a empreender e modificar o cenário corporativo onde está inserido, não pode se concentrar na prática de atividades que seguem o mesmo padrão há anos só porque as coisas “funcionam dessa maneira”. O segredo é guardar distância do comodismo.

Empreendedor corporativo é alguém que tem vontade de fazer acontecer e ir além do job description. Ao mesmo tempo, mantém uma visão além do alcance pra enxergar novos caminhos, sem esquecer que é preciso saber se o projeto realmente trará benefícios para a empresa e seus funcionários.

Ownership, que significa ter sentimento de dono,  é outra das características desses empreendedores. Ser dono, se comprometendo e colocando a mão na massa, participando e ficando do lado das pessoas para ajudar as áreas de apoio.

O empreendedor coorporativo deve estar consciente que ele não trabalha sozinho. Ele tem toda uma equipe,  depende de pessoas que não necessariamente escolheu como “sócios”,  mas que deve buscar extrair o melhor delas para atingirem seu objetivo.

Empreendedor Independente vs. corporativo

Quando falamos de uma empresa, o resultado das atitudes empreendedoras do colaborador muitas vezes impactam diretamente no negócio da companhia, nos resultados de seus superiores e pares, nos indicadores da área, etc. Em uma organização, o empreendedor precisa engajar muito mais pessoas no seu projeto para que tudo funcione já que as escolhas não dependem só dele.

Um ponto positivo do empreendedorismo corporativo é que temos à nossa disposição a grande vantagem de trabalharmos  com uma equipe diversa, composta por pessoas de experiências e visões de mercado distintas.

Ambos os profissionais tem a liberdade de desenvolver projetos para facilitar o alcance de um “Business goal” final, a principal diferença é que o independente traça os próprios objetivos do business, porque ele é o criador do mesmo, e o empreendedor corporativo compreende esses objetivos que são compartilhados pela companhia.

Uma última dica

Além de lideranças que propiciem um ambiente empreendedor, é importante trazer sua visão e sua maneira de trabalhar para o dia a dia. Ter consciência de que você é o responsável pelo seu trabalho e buscar sempre novas maneiras de conjugar a inovação com a rentabilidade.

Por:

Felipe C. (Trainee Marketing)

Julia de P. M. (Trainee Digital Marketing)

Patrick S. (Digital Marketing e E-commerce)

Fonte: https://www.lorealtalentos.com.br/empreendedorismo-corporativo/

Fique ligado no blog para acompanhar os conteúdos de preparação da L’Oréal!

Quer receber informações sobre programas de estágio de acordo com o seu perfil?  Inscreva-se para receber nossas indicações em seu e-mail!