Os erros e acertos do primeiro estágio

Como aprender com a experiência para se desenvolver profissionalmente

por Luis Michelazzo 1.206 views0

f4716

Atividade obrigatória, o estágio é um momento crucial na vida de qualquer estudante. É a oportunidade de ouro que se tem de observar a teoria na prática, ter certeza de que a profissão escolhida é a ideal, fazer novos amigos e aprender conceitos novos – afinal, nem tudo que precisamos aprender está nos livros.

Apesar disso, o estágio tem sido uma pedra no sapato de muitos estudantes. Ao invés de ser visto como uma experiência profissional vantajosa e produtiva, muitas vezes acaba se tornando uma verdadeira chateação, que serve apenas para ganhar alguns trocados antes de se começar mesmo a trabalhar.

Mas essa visão está completamente equivocada. Não desperdice seu período de estágio inutilmente. Faça dele uma ferramenta poderosa que ajudará você a entrar com o pé direito no mercado de trabalho. E quais são os maiores erros e acertos que um estagiário pode fazer durante o período estágio, e o que pode aprender com eles? Confira abaixo:

1. Responsabilidade
Não é porque não é um “trabalho de verdade”, que você não vai levar o seu estágio a sério. Pelo contrário, lembre-se que você estará sendo observado e avaliado o tempo todo.

Seu comportamento durante o período de estágio demonstra o profissional que você será no futuro: comprometido, engajado, responsável – ou um eterno adolescente que não se importa com coisa alguma. Que imagem você quer passar para seus futuros contratadores?

2. Pontualidade
Diretamente ligada ao item acima, poucas coisas impressionam tanto quanto pontualidade. Acostume-se a cumprir seus horários desde já, e terá menos dificuldades no futuro. Lembre-se que chegar na hora todos os dias não é um favor que você faz à empresa, mas sim uma obrigação do funcionário.

3. Aparência
Deixe o tênis, os decotes, o boné e a maquiagem exagerada para outras ocasiões. Cultive uma aparência discreta e profissional. Elegância e adequação não tem nada a ver com beleza, mas sim com cuidado pessoal e higiene. Se você não tem dado atenção especial à sua aparência, é hora de começar a pensar melhor no assunto.

Veja também:  Como ter experiência profissional sem sair da faculdade?

4. Iniciativa
É bem verdade que você está lá principalmente para aprender, mas isso não quer dizer que você deve ficar parado apenas olhando os outros trabalharem. Observar é importante, mas principalmente, procure ajudar o máximo possível, siga a rotina de trabalho, procure ser útil e produtivo para a empresa que acolheu você. Não fique apenas esperando ordens passivamente, Dê um passo à frente e mostre sua boa vontade.

5. Humildade
O fato de ter boas notas na escola não quer dizer que você domine totalmente o assunto e saiba mais que os outros. Você está lá para aprender, e os seus supervisores, para lhe ensinar. Portanto, ouça as críticas que vierem (e elas virão, esteja certo disso) com atenção e respeito, utilizando-as para melhorar e se aperfeiçoar cada vez mais.

6. Comunicação
Ficar o tempo todo grudado no celular não vai ajudar você a fazer amizades durante o seu estágio. Seja simpático com todo mundo, ouça as pessoas, converse com elas. Essa é uma ocasião excelente para você começar seu networking, ou rede de contatos.

O amigo que você faz no estágio hoje podem ajudá-lo a conseguir um ótimo emprego amanhã. Claro que isso tudo respeitando o ambiente de trabalho, sem atrapalhar o bom andamento da rotina dos funcionários. Conversa demais também não é legal.

E você, como tem sido sua experiência no estágio? Considera o estágio uma forma de aprender mais sobre sua futura profissão? Compartilhe suas opiniões conosco nos comentários!

Luis Michelazzo

Estagiário de Comunicação da Seja Trainee, onde é responsável pela produção de conteúdo para os portais MyTrainee e Ligado Na Facul, além de ajudar na administração de suas páginas nas redes sociais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado

Você pode usar tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>