Entrevista com o gestor: saiba mais sobre a Cielo

Conversamos com Matheus Fernandes para entender um pouco mais como a empresa funciona

por Mariana Lourenço 2.756 views0

Matéria Final - Entrevista gestor Matheus

A Cielo é a maior empresa de pagamentos eletrônicos do Brasil e da América Latina, além de ser uma das cinco maiores desse segmento no mundo.

Todo ano, o seu programa de estágio é aberto, voltado para universitários inspirados, que façam a diferença e que tenham coragem de expor suas ideias e trabalhar em equipe.

Para entender melhor quais são as oportunidades e desafios para um estagiário dentro da empresa, conversamos com Matheus Fernandes, gestor da área de Telecom e Redes. Confira:

 

Você faz parte da área de Diretoria de Infraestrutura – Gerência de Telecom e Redes. Explique um pouco o contexto dessa área.

Cada um de nossos clientes, desde os menores que tem uma única “máquina” até grandes redes com dezenas de “PIN PADs”, ou as lojas virtuais (e-commerce) se conectam conosco através de dezenas de circuitos de telecomunicações ou através das milhões de conexões via rede celular.

Toda esta estrutura deve estar disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano! Nosso objetivo é que cada tentativa de transação tenha sucesso, em qualquer lugar e em 100% das vezes!

 

Qual o papel do estagiário no dia a dia dessa área?

Ele atuará nas interfaces com as operadoras e clientes (internos), objetivamente:
– Acompanhando as reuniões de governança com os fornecedores de Telecom, onde é verificado o que o fornecedor se comprometeu a fazer versus o que ele de fato fez;
– Atualizando as atas destas reuniões;
– Analisando as falhas e problemas em sistemas TEF (transferência eletrônica de fundos);
– Analisando as mensagens de transações eletrônicas;
– Dando apoio operacional em testes para implantação de projetos (por exemplo, simulando transações) ou para eventos e feiras;
– Dando apoio operacional em testes para entendimento de problemas (por exemplo, reproduzindo casos onde existem problemas);
– Acompanhando indicadores de performance (ele deverá compreender quando um indicador está melhorando ou piorando com o tempo);
– Gestão e Criação de janela de manutenção, onde numa ferramenta específica (SDM), ele descreverá o que será modificado, quais os equipamentos impactados, o que se espera com a modificação….;
– Atualizando periódica do scalationlist das operadoras.

Veja também:  O que levar em conta na hora de procurar um estágio?

 

Quais as oportunidades e desafios que os jovens que fazem parte da Cielo vão vivenciar, nessa área, ao longo do próximo ano?

As oportunidades são o conhecimento do negócio e produtos de pagamentos eletrônicos, em especial cartões, e da infraestrutura de comunicação associada a isso.

Os desafios são compreender os ambientes, integrar-se a uma equipe de trabalho, interagir positivamente com fornecedores e clientes e efetuar algumas entregas dentro do seu contexto de atuação.

 

Existe um perfil específico de universitário que vocês procuram para a Cielo?

Se você se preocupa com a qualidade de produtos e serviços, gosta de tecnologia, está atento a detalhes, consegue compreender estruturas e problemas complexos, possui raciocínio analítico para investigar relações de causa-efeito, é incansável na busca da perfeição, tolera situações de stress quando algo não vai bem (sim, temos várias crises aqui a enfrentar!) e ao mesmo tempo gosta de interagir com fornecedores e clientes, a nossa área vai lhe encantar.

 

Qual a melhor maneira dos candidatos se prepararem para o processo seletivo de estágio?

A melhor forma é refletir sobre quais seus interesses e paixões profissionais para compartilhar conosco durante o processo.

 

Os estagiários são envolvidos em projetos? Dê um exemplo.

Quando possível, sim. Por exemplo, nosso último estagiário participou ativamente no mapeamento da estrutura de comunicações das Olimpíadas Rio 2016, mapeando onde estariam as estações da rede celular das operadoras. Até hoje, ele atua em garantir que os eventos (Tomorrowland, Fórmula 1…) tenham cobertura de infra de telecom para nossos equipamentos funcionarem.

 

Você tem alguma dica para quem quer participar do programa de estágio da Cielo?

Sim! Venha disposto a falar sobre você e contar-nos o que procura no início da sua vida profissional.