Entrevista com o estagiário: saiba como é trabalhar na Cielo

Henrique Cury, estagiário na área de Banco de Dados da Cielo, contou um pouco sobre sua experiência na empresa

por Mariana Lourenço 3.471 views0

materia final

A Cielo é a maior empresa de pagamentos eletrônicos do Brasil e da América Latina, além de uma das 10 maiores desse segmento no mundo. O seu Programa de Estágio está com as inscrições abertas e, para entender um pouco melhor a experiência de estagiar na empresa, conversamos com Henrique Cury, da área de Banco de Dados.

Voltado para estudantes de diferentes cursos superiores com formação entre dezembro de 2017 e dezembro de 2018, o programa de estágio tem inscrições abertas até o dia 28 de outubro.

Confira a entrevista:

 

  1. Nos conte um pouco sobre a sua trajetória acadêmica e profissional.

Minha formação acadêmica iniciou com a conclusão do curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Mackenzie, em São Paulo. Em seguida, ingressei no curso de Sistemas de Informação pela mesma universidade, onde curso atualmente. Participei de diversos projetos dentro da faculdade, os mais relevantes foram um sistema para a ONG e um jogo de vídeo game para crianças. O primeiro criamos para cadastro e alocação de indivíduos, permitindo consulta da ficha técnica e processo de evolução de cada um, visto a necessidade solicitada pelo representante da ONG. O segundo, que será apresentado no final deste semestre, é voltado para o público infantil com o objetivo de auxiliar no aprendizado de leitura. O game é jogado através do dispositivo Kinect, o que torna interativo para a criança.

Este é o meu segundo estágio profissional. Entrei na Cielo em julho de 2015. Em ambos os estágios atuei dentro da minha área de formação e, apesar de ser bem intensa essa fase de faculdade e estágio, é muito gratificante colher os resultados. É visível o crescimento pessoal e profissional que essa fase proporciona.

 

  1. O que mais te atraiu na oportunidade do Programa de Estágio Cielo?

Além do nome de grande influência no mercado de trabalho, foi a estrutura do Programa de Estágio Cielo. No decorrer do estágio, a Cielo prepara treinamentos online e presencial, workshops e visitas aos parceiros, não ficamos presos somente em atividades da área.

 

  1. Como você se preparou para o processo seletivo?

Estudei sobre a empresa, sobre o mercado em que ela atua e busquei informações com pessoas e sites que dão dicas sobre processo seletivo.

 

  1. Você faz parte de qual área da empresa? Qual é o seu papel no dia a dia?

Eu sou estagiário na área de Banco de Dados. A área é responsável por administrar e prover melhorias em todos os Bancos de Dados da companhia. Fico envolvido nos processos de mudanças, incidentes, execuções e solicitações nos servidores de Banco de Dados, alinhamento de processos com outras áreas e gestão de fornecedores.

 

  1. Você já participou de um projeto da empresa? Como foi a experiência?

Sim, o mais marcante foi o projeto realizado por mim com mais dois estagiários, que na época ganhamos um prêmio pelo desempenho no projeto. Nós criamos dois mapas de monitoração de todas as transações de cartão que ocorrem no Brasil e na 25 de Março (região de SP). No caso do mapa do Brasil, é um mapa de calor que, através da tonalidade de cores, mostra onde está ocorrendo maior volume de transação naquele momento. E no mapa da região da 25 de Março, uma bolinha piscará na tela exatamente na localidade onde a transação foi feita, mostrando todas as transações que estão ocorrendo naquela região.
No Natal de 2015, o programa de televisão Fantástico, da Rede Globo, gravou uma matéria mostrando como funcionava a operação da Cielo em datas expressivas de compras. Ao longo do programa, eles deram ênfase a esses dois mapas de monitoração, que foram ao ar.

Veja também:  Entrevista com o estagiário: saiba como é trabalhar na Oxiteno

 

  1. Você já aplicou no estágio algo específico que tenha aprendido na faculdade? O quê?

Sim, o principal foi a automatização de um relatório. Determinada área da companhia realizava um relatório de hora em hora de forma manual, apliquei conhecimentos acadêmicos de programação e lógica para automatizar este relatório, conseguindo otimizar tempo e aumentar o desempenho da equipe.

 

  1. Você acha que o estágio na Cielo te ajudou a crescer academicamente? Dê um exemplo.

Com certeza. O estágio permite vivenciarmos, na prática, o conteúdo acadêmico. Na Cielo, ganho conhecimento e experiência de inúmeras tecnologias, contato com diversas pessoas, além de usar, no dia a dia, o conteúdo aprendido na faculdade. Um exemplo é quando você chega na sala de aula e percebe que já viu ou já sabe aquilo que o professor está explicando.

 

  1. Em poucas palavras, como você descreve a cultura da Cielo e qual o aspecto que você mais gosta dessa cultura?

A cultura organizacional é muito boa, o clima organizacional é o diferencial da empresa. Acredito que o bom clima no ambiente interno faz a diferença no trabalho, é o estímulo para o funcionário produzir da melhor maneira e mantê-lo motivado.

 

  1. Descreva o Programa de Estágio Cielo em 3 palavras. Explique o motivo de cada uma.
  • Desafio
    Cada dia é uma experiência nova. Lidar com diferentes tipos de problemas e realizar tarefas sozinho.
  • Conhecimento
    Seu aprendizado não ficará restrito somente em sua área, pois terá envolvimento com diversas pessoas de áreas diferentes.
  • Suporte
    Constantemente a Cielo oferece cursos e workshops para os estagiários. Apesar de esperarem resultados, as pessoas estarão sempre dispostas a ajudar e ensinar.

 

  1. Você tem alguma dica para quem quer participar do Programa de Estágio desse ano?

Ser proativo e inovador. A Cielo não busca estagiários com experiência profissional, mas sim os que são capazes de ter ideias inovadoras que possam mostrar resultado. Estude sobre a empresa, seja você durante a entrevista e mostre sua vontade em fazer parte da equipe.

 

Ficou interessado? Então saiba mais sobre o programa de estágio da Cielo aqui.