Entrevista com o estagiário: saiba como é trabalhar na FALCONI

por Juliana Maffia 2.129 views0

artigo

Que tal começar sua carreira junto à uma empresa dinâmica, com equipes formadas por grandes profissionais e que é referência quando o assunto são os resultados?

O Programa de Estágio FALCONI 2017 está com inscrições abertas para oportunidades em diversas regiões do país. Para quem sonha em seguir carreira em uma empresa que investe forte na capacitação de seus colaboradores e permite viver experiências intensas em projetos que vão desde a iniciativa privada até o setor público, visualizar esse sonho em uma empresa de consultoria é um passo natural.

Para que você possa conhecer em detalhes como é o dia a dia de um estagiário, entrevistamos o Guilherme Guimarães, que está encarando desafios e aprendendo muito atuando na FALCONI. Confira!

  1. Nos conte um pouco sobre a sua trajetória acadêmica e profissional.

Olá! Atualmente curso Engenharia de Produção na Escola de Engenharia de São Carlos. Tive a oportunidade de ser monitor em uma das matérias da faculdade e antes atuei em uma agência de turismo como guia e tradutor. Também fui professor de inglês em escolas públicas como parte de um projeto solidário e agora sou estagiário da FALCONI há quase 8 meses.

 

  1. Na FALCONI os estagiários atuam junto com os consultores dentro dos projetos nos clientes. Como está sendo sua primeira experiência em campo?

A minha primeira experiência em campo está sendo muito satisfatória. O contato com os clientes possibilita muitas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Ver na prática todo o processo, também me motiva e faz com que eu sinta que tenha contribuído muito para o sucesso do projeto!

 

  1. E hoje? Em qual projeto está alocado (a) e qual o seu papel dentro da equipe?

Atualmente estou atuando em um projeto em uma corretora de valores. Sou responsável por inserir todas as informações no nosso sistema de gestão, o FS Methodo. Também respondo às dúvidas dos colaboradores do cliente sobre a implementação do projeto e participo das reuniões de resultado junto à diretoria da corretora. É muito legal poder assumir este tipo de responsabilidade.

 

  1. Trabalhar durante o dia e estudar durante a noite. Essa rotina pode ser desafiadora para alguns. Como é seu dia e quais suas dicas para se organizar e atingir todos os seus objetivos?

Uso a manhã para as atividades da faculdade e trabalho de tarde. Com uma boa organização, é possível encontrar tempo para tudo.

Adotar técnicas como To-Do-Lists, ou seja, ter uma lista com todas as atividades que você precisa fazer, sejam elas pessoais ou profissionais, é uma ótima forma de não se perder quando a demanda for muito grande.

 

  1. Como sua experiência de estágio se relaciona com sua experiência acadêmica? Houve algum aprendizado que você julga que só a FALCONI poderia lhe proporcionar?

Por ser formando em Engenharia de Produção, eu aprendi sobre muitas ferramentas e teorias que são utilizadas no dia a dia da FALCONI, porém, só aqui dentro eu consegui ver o uso delas na prática e como elas se encaixam no dia a dia de uma empresa. Além disso, o contato com os clientes, como se portar em uma reunião e como fazer uma boa apresentação foram coisas que, sem dúvidas, só poderia aprender com essa experiência em campo.

 

  1. Descreva o Programa de Estágio FALCONI em 3 palavras. Explique o motivo de cada uma.

APRENDIZADO: É um programa que realmente proporciona um aprendizado muito grande para o estagiário. O céu é o limite para o que e quanto você pode aprender dentro da empresa. Só depende de você.

CRESCIMENTO: É uma empresa que permite o desenvolvimento. Seja dentro de um projeto, onde suas responsabilidades vão aumentando, seja na hierarquia, onde você consegue ter um crescimento acelerado mediante um bom desempenho em campo.

EQUIPE: Por melhor que você seja em Excel, apresentações, análises, etc., você não consegue chegar em lugar nenhum sozinho. É necessária uma boa equipe, e isso a FALCONI tem isso de sobra!

 

  1. Qual mudança significativa em si mesmo (a) você consegue identificar depois se tornar um estagiário na FALCONI?

Acredito que em termos técnicos pude melhorar muito meu desempenho em Excel, capacidade analíticas e entendimento sobre o funcionamento de uma empresa. Em termos comportamentais, melhorei muito minha postura e os meus “people skills” para um ambiente corporativo e formal, seja no contato com o cliente ou com os outros consultores.

 

  1. Quais são as suas expectativas em relação ao seu futuro na empresa?

Tenho grandes expectativas para o futuro na FALCONI. Quero continuar o processo de aprendizado, assumir maiores responsabilidades e crescer cada vez mais dentro da empresa. É gratificante poder demonstrar meu valor e construir minha carreira como um consultor de resultados!

 

  1. Você tem alguma dica para quem quer participar do Programa de Estágio FALCONI desse ano?

Uma dica para quem quer participar do processo seletivo do Programa de Estágio é não ter medo de expor suas ideias, tanto na dinâmica em grupo quanto na entrevista. A FALCONI preza por pessoas que tenham boas ideias e que, principalmente, não tenha medo de expô-las. A dinâmica é a sua chance de mostrar a sua diferença dos demais candidatos, então não perca esta oportunidade!

Se interessou?
Então conheça o Programa de Estágio FALCONI 2017!

Juliana Maffia

Formada em Jornalismo e há cinco anos cuidando do Ligado na Facul, começou no portal pelo amor ao mundo digital e à escrita. Hoje, editora-chefe, o que mais a agrada é a chance de impactar universitários com o conteúdo produzido pelo site.