Dê seu primeiro passo de carreira no atacarejo

por Juliana Maffia 609 views0

ligado-imagem

O Atakadão Atakarejo, empresa baiana do segmento de atacarejo, está em busca de jovens universitários na região de Salvador para participar do primeiro programa de estágio da companhia, o Programa Atak, com inscrições abertas até o dia 9 de julho.

O atacarejo é um mercado dinâmico, onde funcionários têm a oportunidade de rápido crescimento. Para falar desse dinamismo e da sua própria experiência como estagiária, convidamos a Gerente de Marketing da organização, Genilza Azevedo, para compartilhar suas experiências e dicas!

Ligado na Facul: Fale um pouco sobre a sua experiência no Atakarejo: há quanto tempo trabalha, em qual área, como é a rotina.

Genilza Azevedo: Trabalho no Atakarejo há 11 anos. Durante esse tempo, sempre estive no Setor Comercial, nas áreas de Compras, Marketing e hoje no Planejamento Comercial.

 

Sou responsável pelo Cadastro de Produtos, Pricing, Gerenciamento de Categorias e a Central de Apoio ao Recebimento de Mercadoria. Tenho como rotina trazer lucratividade para a empresa através do monitoramento, precificação e promoção dos produtos, da escolha do mix adequado para nosso modelo de negócio e expor os produtos de forma estratégica para os clientes.

 

Analiso o mercado no intuito de identificar os pontos a serem melhorados, nos tornando mais eficientes e competitivos. E auxilio a criação e avaliação de todos os processos e projetos da Área Comercial.

 

Ligado na Facul: Sua experiência no Atakarejo começou como estagiária. Conte como foi sua jornada e desenvolvimento na empresa.

 

Genilza Azevedo: Entrei no Atakarejo como estagiária no Setor de Compras em 2006. Em 2008, fui efetivada como Compradora Júnior, responsável pelo Departamento de Higiene Pessoal, Limpeza e Perfumaria. Responsável pela compra de produtos, negociação de preços, formação de preços e promoções dos produtos, nesta época tínhamos apenas 1 loja de varejo e 1 de atacado.

 

Em 2010, fui promovida a executiva de compras desse mesmo Departamento, agora com 3 lojas e em 2012, fui promovida a Gerente de Compra dos Departamentos de Higiene Pessoal, Limpeza, Perfumaria e Bazar.

 

Em 2015, fui convidada a gerir o setor de Marketing da empresa, cuidando da comunicação visual, negociação e planos de mídias, trade marketing e de ações promocionais para trazer clientes as nossas lojas.

 

Em 2017, iniciei no Planejamento Comercial.

 

Ligado na Facul: Por que você escolheu trabalhar no Atakarejo? Por que esta empresa se diferencia das outras como empregadora?

 

Genilza Azevedo: Decidi estagiar na empresa por ser uma empresa reconhecida e bem colocada no mercado no seu ramo. Por entender que seria uma oportunidade multidisciplinar de colocar a teoria aprendida na sala de aula em prática.

 

Escolhi me manter no Atakarejo, porque queria fazer parte de sua história de ascensão no mercado de Salvador, queria me desenvolver e crescer como profissional e ajudar a empresa a atingir seus resultados ano após ano.

Veja também:  Faça um estágio remunerado em Berlim

 

O Atakarejo é uma empresa que dá oportunidade e valoriza seus funcionários. Desafia o colaborador a se desenvolver como pessoa e profissional diariamente, motivando-os na busca por qualidade de vida. Trabalhamos com meritocracia, com planos de cargos e salários e com participação nos lucros.

 

Ligado na Facul: Explique para os jovens o que é o segmento de atacarejo?

 

O modelo atacarejo mescla o atacado (modelo autosserviço) e o varejo (modelo hipermercado). Esse formato ganhou ênfase em 2012 no mercado de Salvador. Com o aumento abusivo dos preços nos hipermercados varejistas, os consumidores finais começaram a procurar preços e promoções e outras formas de economizar nas suas compras e o pequeno comerciantes, saíram dos atacados em busca de conforto, mix de produtos e preços competitivos aos de balcões para abastecer o seu comércio.

 

Ligado na Facul: Quais são as oportunidades de crescimento no Atakarejo para um estagiário?

 

Genilza Azevedo: Para quem tem sede de aprender, de crescer como pessoa e como profissional o Atakarejo é lugar ideal para se trabalhar.

 

Uma empresa familiar, de decisões rápidas e flexíveis, que permite o aprendizado multidisciplinar, que trabalha com a política de portas abertas, permitindo que todos seus colaboradores tenham um contato direto com o Presidente e Vice-Presidente.

 

Ligado na Facul: O que é o conceito olhos de águia, pescoço de girafa, braços de polvo e pés de balarina?

Genilza Azevedo: Olhos de águia – o profissional tem que ser observador, ter atenção, ser detalhista, identificar oportunidades imediatas ou futuras para o atingimento dos resultados.

Pescoço de girafa – ele tem que ter uma visão holística do negócio; trabalhar buscando melhorias contínuas de acordo com as atualizações do mercado.

Braços de polvo – ser produtivo na sua rotina do dia a dia.

Pés de bailarina – é ser organizado, ter disciplina; é cumprir os procedimentos; é fazer o certo!

 

Ligado na Facul: Por fim, dê uma dica aos jovens que querem fazer parte desta empresa:

Genilza Azevedo: Invistam em conhecimento – façam pesquisa sobre a empresa e seus concorrentes e seus segmentos;

Sejam curiosos – perguntem sempre que não entender o porquê ou como fazer;

Sejam ambiciosos – não tenham medo de sair de sua zona de conforto, desafie-se;

Saibam escutar –a possibilidade de aprendizado torna-se muito maior;

Sejam flexíveis – tenham disponibilidades de horários;

Tenham iniciativa – não esperem ser solicitados: você pode? Você sabe? Faça!

Faça sua inscrição no Programa Atak acessando o hotsite.

Juliana Maffia

Formada em Jornalismo e há cinco anos cuidando do Ligado na Facul, começou no portal pelo amor ao mundo digital e à escrita. Hoje, editora-chefe, o que mais a agrada é a chance de impactar universitários com o conteúdo produzido pelo site.