Curso de universidade australiana ensina a sobreviver em Marte

Online e gratuito, o curso está com inscrições abertas para todos os interessados no assunto

por Mariana Lourenço 2.174 views0

Curso gratuito ensina a sobreviver em Marte

Com a grande discussão atual sobre vida fora da Terra e testes com foguetes, algumas pessoas já estão pensando na possibilidade de os seres humanos conseguirem ir para além do nosso planeta. Pensando nisso, a professora de química Tina Overtonda, da Universidade Monash, na Austrália, e a astrofísica Jasmina Lazendic-Galloway criaram o curso “How to Survive on Mars: The Science Behind Human Exploration of Mars” (Como sobreviver em Marte: a ciência por trás da exploração humana em Marte).

A professora e a astrofísica tiveram a ideia de ensinar a sobreviver em Marte depois de lerem o livro “Perdido em Marte”, de Andy Weir – livro que inspirou o filme de mesmo nome. Além disso, o planeta é o único do Sistema Solar que os seres humanos poderiam, talvez, conseguir viver.

Online e gratuito, qualquer pessoa interessada no assunto pode participar, desde que entenda inglês e se inscreve no site da universidade até o dia em que o curso começa: 24 de outubro.

Com objetivo de explicar de maneira objetiva e abrangente, o curso vai focar nos aspectos básicos para sobreviver no planeta vermelho: drible da falta de oxigênio, produção de energia, busca por água e plantio e colheita de alimentos. Tudo isso porque em Marte “a atmosfera é super rarefeita, há pouca luz do sol, a radiação é intensa e é muito frio”, explica a professora Tina no vídeo de apresentação do curso.

Veja também:  Participe do evento gratuito sobre orientação de intercâmbio na França

Para tornar as aulas mais claras, o curso ministrado por cientistas e professores da universidade, além de apresentado em vídeo e de maneira interdisciplinar, variando entre conceitos de química, física, geologia, biologia e astronomia.

O curso tem duração de quatro semanas e os participantes receberão um certificado ao final, basta cumprir a carga horária de três horas por semana.

Para mais informações, se cadastre no site da universidade.

 

*As informações são da revista Super Interessante.

*Imagem: Perdido em Marte/Reprodução.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado

Você pode usar tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>