Conheça a USP por dentro

Saiba quais são as faculdade mais concorridas e as menos procuradas. Maioria dos alunos é do sexo masculino

por Juliana Maffia 2.209 views0

f4562

A USP anunciou nesta semana que pretende promover modificações em seu vestibular. Um das principais motivações que levaram o novo reitor Marco Antonio Zago a respensar a forma de ingresso na universidade foi a busca de um processo seletivo mais justo.

Não à toa, 69% dos estudantes que estão na USP hoje vieram de colégios particulares, cuja principal motivação no Ensino Médio tem sido o preparo para o ingresso na universidade pública. Dos estudantes da USP, 52% são do sexo masculino e 82% dos calouros de Direito, por exemplo, vieram das escolas particlares.

A USP agrega hoje 92 mil alunos matriculados na graduação e pós-graduação. A faculdade com mais estudantes é a FFLCH (Faculdade de Filosofia e Letras), com 19.536 universitários. Em seguida, aparece a EACH Leste, com 9.385 estudantes e a Escola Politécnica, com praticamente o mesmo número: 9.332. A FEA agrega 5.994 estudantes e a Escola de Direito, 4.861.

Veja também:  O mais antigo jornal universitário deixa de circular

Em contrapartida, o Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos surge como o campus com menos alunos; apenas 445. Formam as faculdades menos procuradas a de Educação Física, em Ribeirão Preto (450 alunos), o Instituto Oceanográfico (461) e o Instituto de Relações Internacionais (600).

Com campus em sete cidades do Estado de São Paulo (São Paulo, Lorena, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos, Bauru e Piracicaba), a USP conta com 5.860 professores, sendo que 98% deles possuem título de mestre.

Por Ricardo Augusto Lombardi

Juliana Maffia

Formada em Jornalismo e há cinco anos cuidando do Ligado na Facul, começou no portal pelo amor ao mundo digital e à escrita. Hoje, editora-chefe, o que mais a agrada é a chance de impactar universitários com o conteúdo produzido pelo site.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado

Você pode usar tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>