Como ter experiência profissional sem sair da faculdade?

Empresa júnior, entidades sociais, jornal universitário... São várias opções para colocar no currículo

por Mariana Lourenço 1.746 views0

Como ter experiência profissional sem sair da faculdade

O período universitário é muito importante para a formação das pessoas. É o momento no qual o aluno une o teórico com o prático, estudando tanto matérias voltadas ao acadêmico e ao teórico quanto outras mais práticas.

Entretanto, apesar de ser um momento voltado para os estudos, muitas faculdades exigem, também, a prática profissional do estudante a partir do estágio. Nesse momento, na preocupação de conseguir entrar no mercado de trabalho, muitos estudantes esquecem de olhar as oportunidades no lugar mais perto: a própria faculdade.

Conheça abaixo algumas opções de trabalho dentro da própria faculdade:

 

  1. Empresa Júnior

Hoje em dia, a grande maioria das universidades possuem mais de uma Empresa Júnior, voltadas para diferentes cursos. Normalmente, essas empresas possuem um organograma similar ao de uma empresa real, funcionam buscando lucros e realizam trabalhos de consultoria para empresas de grande porte. Nem sempre este trabalho é remunerado, mas em algumas faculdades o empresário júnior ganha um desconto na mensalidade. Em geral, o objetivo desse trabalho é ter acesso ao mercado de trabalho ainda na faculdade, sendo uma oportunidade de colocar em prática tudo aquilo que você vê em sala de aula. Quer saber mais sobre isso? Veja a matéria que fizemos explicando sobre o Movimento Empresa Júnior aqui.

 

  1. Entidades Sociais

Muitas organizações e entidades têm espaço dentro de universidades. A AIESEC, por exemplo, é uma delas.  Focada em oferecer experiências internacionais a baixo custo para universitários, trabalhando na AIESEC você tem a oportunidade de ganhar experiência, com horários mais flexíveis, sem deixar o campus onde estuda. As vagas vão desde o atendimento aos intercambistas, passando por comunicação e marketing, indo até a atuação na Diretoria da organização.

Veja também:  Participe da 8ª Feira Virtual de Estágios, Trainees e Empregos

 

  1. Jornal da Faculdade

O jornal universitário sempre fez parte da história das universidades brasileiras. Com matérias escritas por alunos, ele proporciona experiência e vivência com o jornalismo para todos os interessados na área, mostrando a importância que a informação tem para a sociedade, por ser uma importante fonte para os seus leitores (no caso, os alunos). Para saber sobre o jornal da sua faculdade, converse com alunos no curso de jornalismo.

 

  1. Trabalhos relacionados ao corpo docente

Além de empresas juniores, entidades sociais e jornal universitário, algumas universidades contam ainda com monitoria, estúdio de rede de televisão interna ou outras oportunidades relacionadas ao corpo docente. A monitoria, por exemplo, pode ajudar a carreira acadêmica dos alunos, além de incrementar seu currículo. Já os estúdios são voltados para uma atividade mais prática, como fotografia, apresentação de programas… Converse com os seus professores e saiba mais sobre as oportunidades da sua faculdade.

 

Com essas opções, é possível equilibrar melhor a faculdade com o trabalho, além de estar perto de profissionais voltados para a educação, ou seja, sempre abertos para ajudar em qualquer situação.

Se tiver interesse, converse com alunos envolvidos, professores, coordenadores, e conheça as oportunidades de sua faculdade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado

Você pode usar tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>