Como escolher a profissão que mais tem a ver com você.

A equipe do Ligado Na Facul separou algumas dicas para você escolher a carreira que é a sua cara.

por Luis Michelazzo 1.622 views0

f4702

Se você chegou até este texto deve estar procurando uma profissão que tenha tudo a ver com você. Fique tranquilo, você vai encontrar a profissão ideal pra você! Esse momento de dúvida é normal e extremamente importante, pois é nele que você avalia toda a gama de opções oferecidas pelo mercado de trabalho e começa seu processo de seleção.

 

Muitas pessoas gostam de começar essa pesquisa através do método de eliminação e acredite, saber o que você não quer já é um grande primeiro passo para descobrir o que você quer. Se você nunca gostou muito de números por exemplo, uma profissão como Ciências Contábeis talvez não seja a melhor ideia para você. Comece a pensar naquilo que você gosta de fazer, ou na matéria que você menos se força a estudar. O que te fascina? No que você tem facilidade?  Agrupe alguns gostos e principalmente aquilo que você não gosta! Alguns exemplos para te ajudar a começar essa lista podem ser: Falar em público, trabalhar em equipe, criar ou construir coisas, ouvir desabafos, desenhar, escrever, organizar, trabalhar de casa… existe um universo quase infinito de habilidades que podem ser listadas nessa etapa, o importante é se conhecer.

 

Feito isso, o próximo passo é avaliar a sua trajetória pessoal. Quais foram as experiências positivas que você teve? Tente resgatar na memória todos os contatos com profissionais de áreas diferentes que você já teve, como foram essas experiências? Como você se sente indo à escola, ao médico, ou a um restaurante? E aos outros lugares? Quais desses lugares te despertaram alguma curiosidade positiva? Ao listar as experiências que o atraem, busque conhecer mais sobre as diversas realidades. Toda profissão é conhecida por algo, mas envolve tantas outras coisas que em um primeiro momento você pode não imaginar!

 

Por último mas não menos importante vêm a questão financeira, busque entender sobre a história daquela profissão na nossa sociedade, como ela responde às variações na economia, qual o nível de qualificação necessário para conseguir se profissionalizar naquilo, entre outras perguntas que explorem a estabilidade daquela carreira. Ou talvez você não se importe muito com estabilidade se estiver desempenhando algum papel que te traga prazer.

 

Com todas essas informações você consegue diminuir suas opções de escolha. Esse último momento é o mais importante, é a hora de colocar na balança e ver o que pesa mais para você como pessoa! Mas lembre-se, como disse Confúcio, ‘Escolha um trabalho que você ame e você nunca terá que trabalhar, um dia sequer, em sua vida’.

 

Se ainda estiver tendo dificuldades, tente realizar nosso Quiz e confira algumas sugestões, com base na sua personalidade! Acesse o teste aqui: http://bit.ly/1QKDiGq

Luis Michelazzo

Estagiário de Comunicação da Seja Trainee, onde é responsável pela produção de conteúdo para os portais MyTrainee e Ligado Na Facul, além de ajudar na administração de suas páginas nas redes sociais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado

Você pode usar tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>