Como encontrar o trabalho dos sonhos?

É tudo uma questão de autoconhecimento e determinação.

por Luis Michelazzo 1.158 views0

f4708

Semana passada nós publicamos uma matéria que buscava ajuda-los a escolher a carreira que mais se encaixava com você (se você ainda não leu, clique aqui para ler!), e o assunto de hoje vem para complementar e otimizar seu planejamento profissional! Como você pode pavimentar seu caminho até seu emprego dos sonhos?

A diferença entre um trabalho que você goste e seu emprego dos sonhos está na simples comparação entre o trabalho que você QUER fazer X o trabalho que você TEM que fazer. Porém, não se iluda pensando que é possível trabalhar com algo que você goste 100% do tempo. Sempre haverá alguma parte do emprego que não é muito seu perfil, mas seu emprego dos sonhos deve conter um número muito maior de afazeres que você sente prazer em realizar!

O processo é parecido com o de escolher uma carreira, porém agora ao invés de focar em habilidades pessoais, foque em segmentar e agrupar aquilo que você gosta de fazer dentro da sua profissão ou área de estudo. Alguém que estuda comunicação social, por exemplo, pode trabalhar em jornalismo, publicidade, design, e essas áreas possuem ainda mais ramificações: assessoria de imprensa, redação, diagramação, criação, redação publicitária, mídia, design de produto, gráfico, webdesign… Todas as áreas de especialização possuem uma gama grande de possibilidades, é a hora de você pesquisar mais a fundo as diferentes carreiras que você poderá encontrar pela frente!

Veja também:  Descubra seu perfil profissional com a pesquisa da Universum!

Após feito isso é a hora de se munir para a vaga. O que te diferenciaria dos outros candidatos? Quais informações são mais pertinentes e merecem destaque no seu currículo ou portfolio? É importante não mentir, qualquer deslize pode custar a vaga de emprego, e é sempre bom evitar deixar impressões ruins, principalmente em mercados onde os profissionais se conhecem a nível pessoal.

Vale lembrar que uma experiência ruim em alguma profissão não significa necessariamente que você não tem o perfil da área, talvez você apenas não tenha se identificado com a empresa e seu ritmo, ou até mesmo com seu chefe e colegas de trabalho. Procure oportunidades em outras empresas e não desista!

 

“Tem de encontrar aquilo que adora. Isto é tão verdade para a sua vida profissional, como para a amorosa… Se ainda não o encontrou, continue a procurar. Não se acomode. Tal como com os assuntos do coração, saberá quando o encontrar.”

– Steve Jobs, co-fundador da Apple

Luis Michelazzo

Estagiário de Comunicação da Seja Trainee, onde é responsável pela produção de conteúdo para os portais MyTrainee e Ligado Na Facul, além de ajudar na administração de suas páginas nas redes sociais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado

Você pode usar tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>