Como é trabalhar em uma empresa global?

por Ítalo Andrade 1.908 views0

artigo_loreal_global_900x470

Desafio e aprendizado são os dois elementos diários de quem trabalha em uma empresa que está presente em outros países

 Você já imaginou como é trabalhar em uma empresa que atua em 140 países e tem, aproximadamente, 89 mil funcionários? Essa é a realidade de quem é colaborador da L’Oréal. Presente em diversas regiões do mundo a líder de beleza oferece chances de desenvolvimento fora do país, o que enriquece cada vez mais o currículo e a cultura de cada um.

Do Brasil à Paris: uma trajetória de sucesso

Antônia Cury é Analista de Marketing em NYX Professional Makeup, na L’Oréal. O amor pelo universo da beleza e pelo marketing a fizeram chegar ao tão almejado estágio na empresa. “Fui me aprofundando para conhecer mais sobre a empresa. Na faculdade, a L’Oréal também esteve presente em algumas disciplinas, onde tive que desenvolver um Plano de Marketing para uma das marcas(…), aliás, foi assim que em 2014, eu comecei minha trajetória na L’Oréal na área de Marketing de Desenvolvimento de Produto”, diz Antônia.

Mas o sonho de trabalhar em uma empresa de beleza iria crescer ainda mais. Quando completou um ano de estágio, Antônia participou do processo seletivo interno para o estágio internacional, onde teria a chance de trabalhar por 6 meses no coração da empresa, em Paris, na França. “Foi tudo muito rápido, num piscar de olhos já estava resolvendo questões de visto, passagem, apartamento e, quando vi, já estava com o passaporte em mãos a caminho do meu novo desafio em um novo lugar, com novas pessoas e uma nova categoria: coloração”, lembra Cury.

Novo lugar, novas pessoas fizeram com que a experiência de Antônia fosse muito enriquecedora, tanto para vida pessoal, quanto profissional. “Minha experiência internacional foi sem dúvidas a melhor de toda a minha trajetória na L’Oréal, e uma das melhores de toda a minha vida. Os seis meses que passei na França, definitivamente me enriqueceram e desenvolveram não só profissionalmente, mas também no âmbito pessoal. As pessoas que conheci e com quais trabalhei, os projetos dos quais participei, a nova cultura que absorvi… Tudo foi essencial para que eu me tornasse a profissional que sou hoje”, lembra a analista de marketing.

Depois que voltou da experiência internacional, Antônia se tornou trainee da L’Oréal, e na sua posição atual participou do lançamento NYX Professional Makeup no Brasil.

 

O diferencial em ser Global

“Trabalhar em uma empresa global significa correr atrás, ganhar experiência on the job, poder ser reconhecido pelo seu esforço e sua dedicação, e ser tratado como igual, seja você um estagiário ou gerente”, diz Antônia. E tem ainda mais vantagens em estar numa empresa com um alcance mundial. Quer saber quais? Separamos para você:

Currículo diferenciado: nem precisamos falar no quanto ter uma experiência internacional aumenta as chances do seu currículo sair na frente de muitos. E quando estamos diante de uma empresa global e tão presente pelo mundo quanto é a L’Oréal, então, as oportunidades para conhecer muitos países, expandir seu conhecimento de negócios e ter um currículo nota dez são garantidas!

Ampla visão de mercado: trabalhando na L’Oréal você não fica conhecendo só a realidade econômica do Brasil. É possível também saber quais são as realidades e os comportamentos dos consumidores ao redor do mundo. A vantagem? Uma ampla visão das necessidades para cada lugar diferente.

Contato com os melhores profissionais: na experiência que teve durante os seis meses na França, Antônia conta que se deparou com uma gestora que exigia muito e sempre o melhor dela. O resultado? Ela realmente se esforçou para dar seu melhor, propôs soluções inovadoras e conheceu um jeito ainda mais produtivo de trabalhar.

Aprendizagem: trabalhar em uma empresa global significa aprender a cada dia, novos idiomas para as necessidades que surgem, novas culturas para se adequar a trabalhos diferentes e conhecer também as tecnologias de ponta lançadas no mercado mundial. Uma verdadeira escola!

Por todas essas razões é que um emprego em uma empresa como a L’Oréal só tende a enriquecer o currículo de quem se dispõe com dedicação e aceita novos desafios como a Antônia fez. Assim, o resultado é sempre o melhor: “Se não fosse por todas as experiências e oportunidades que eu tive durante esse período, eu jamais estaria onde estou hoje!”, conclui a analista de marketing.