Como conhecer uma empresa sem sair da faculdade?

por Germano Martiniano 2.674 views0

Como conhecer a empresa sem sair da faculdade

Você sabe o que é employer branding? Atualmente, as empresas sabem que não basta apenas oferecer bons produtos para o mercado consumidor. Elas estão se conscientizando, cada vez mais, que um bom produto é consequência de uma equipe produtiva, e a produção está ligada ao bem-estar dos seus funcionários. O employer branding, portanto, é o investimento que a empresa faz para consolidar sua imagem no mercado como uma boa marca empregadora. Mas como isso é feito, e como nós, jovens, podemos, de fato, saber se essas empresas são boas ou ruins para se trabalhar?

Muitas empresas, ao perceberem a necessidade de oferecer bom ambiente de trabalho e benefícios, têm procurado universidades e desenvolvido uma série de ações que mostram desde o dia a dia de trabalho da empresa até os principais desafios encontrados por ela no mercado. Veja a seguir alguns exemplos de ações:

Workshops. Este tipo de ação é bastante abrangente, mas geralmente se resume em uma palestra contando um pouco o institucional da empresa e como é o processo de entrada na mesma. Somado a isso, a empresa também passa um desafio aos alunos, conhecido como cases ou estudos de caso, que muitas vezes são simulações do processo de trainee ou de estágio. Estes workshops são uma ótima oportunidade tanto para os alunos, que passam a conhecer o perfil da empresa, quanto para as empresas, que atraem grandes talentos!

Palestras. As palestras são um outro meio de fazer o employer branding. Nelas, as empresas contam um pouco de sua história, valores e objetivos, além de explorarem temas que enfrentam, diariamente, em seu ramo de trabalho. Os processos de trainees e de estágios também são ressaltados nas palestras. Contudo, neste tipo de ação não é possível para as empresas identificar possíveis talentos, uma vez que não há desafios.

Veja também:  Quer trabalhar no Google?

Feiras de profissões. Esta é uma interessante opção que grandes empresas têm buscado dentro das universidades para fortalecerem sua marca empregadora. Durante estes eventos, que são feitos anualmente pelas principais universidades do país, as empresas compram seus espaços, os stands, nos quais elas poderão fazer uma série de ações, como distribuição de flyers e brindes, demonstração de produtos, divulgação de vídeos promocionais, etc. Tudo visando atrair os melhores estudantes.

No geral, a parceria entre universidades e empresas tem se mostrado um ótimo meio para os dois lados atingirem seus objetivos. As empresas se fortalecem como marca empregadora antes mesmo de contratarem o melhor profissional, e os alunos ganham chances de conhecerem aquilo que desejam trabalhar antes mesmo de tentarem uma oportunidade no mercado de trabalho. O mais interessante é que os dois lados são bastante abertos a estas parcerias. Empresas Juniores, Centros Acadêmicos, Coordenadoria e outras associações universitárias são uma ótima porta de entrada para eventos nas universidades. As áreas de recursos humanos de cada empresa são, por sua vez, caminho para se inteirar das empresas.

Sejamos estudantes, ou já grandes empresários, o importante é saber que as parcerias entre empresas e universidade são o futuro para o employer branding!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado

Você pode usar tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>