Como conciliar faculdade e estágio?
Entrevistamos duas estagiárias da L’Oréal para entender como se organizar no dia a dia
por 23 de outubro de 2017 14:24 2.171 views0

Conciliar faculdade e estágio não é nada simples não é verdade? Trabalhos de faculdade, semana de provas, deslocamentos pela cidade, e o tão sonhado estágio. Bom, para saber como é o dia a dia de um estudante estagiário, perguntamos para Clara e Juliana, estagiárias da L’Oréal, como elas fazem para conciliar a faculdade e o estágio, vale a pena conferir.
Antes de mais nada, para quem está estudando, nunca trabalhou e tem receio de começar a estagiar para não prejudicar a Faculdade, é dizer que ao contrário do que muitos pensam, o estágio é muito importante, ele contribui para a formação acadêmica e amplia as percepções tanto do mercado de trabalho quanto da formação pessoal. É importante também para que a gente teste em que área gostaria de atuar, além é claro de trazer amadurecimento e organização, pois é sempre um jogo de cintura conciliar os dois e é sempre muito gratificante quando a gente consegue.
As principais dificuldades segundo a Ju: minha primeira experiência foi em uma creche. Como era próximo da faculdade, deslocamento não era um problema. Em seguida entrei na L’Oréal e foi um desafio ainda maior, uma multinacional, em um ramo tão específico, com uma cultura tão diferenciada e muita autonomia. O bom foi perceber que com o passar dos meses você se sente aliviado de saber que tem a capacidade de gerir o seu tempo.
Já a Clara disse que: diferente da Ju, minha primeira experiência já aconteceu no meio organizacional, quando atuei em Recrutamento e Seleção. Foi um grande desafio, pois não possuía muita influência da faculdade para essa linha da Psicologia e foi uma grata surpresa. Era a área que esperava atuar desde o início da graduação e escolher o estágio foi o que mais me motivou a continuar na Psicologia. A principal dificuldade foi a de “ganhar espaço” sendo estagiário, pois era uma empresa com uma estrutura mais demarcada, mas que ao longo do tempo, à medida que me inteirava dos processos e ganhava a confiança das pessoas isso foi possível.
As pessoas que nos apoiaram para pedir ajuda ou conselho são muito importantes. Ju: A minha gestora é sempre muito atenciosa e paciente, porque mesmo eu não sabendo como funcionava nada ela pôde me explicar. Clara: No meu primeiro estágio, tinha muito apoio da minha gestora, que era muito presente e de uma amiga que havia sido recém-efetivada e me dava muitos conselhos. Muitas coisas aprendi “grudando” nessa amiga e me dispondo a fazer o que não cabia à minha função, por curiosidade.
Para conciliar estágio e faculdade, se organizar tanto em relação a horários na faculdade quanto no trabalho é bastante importante.
As coisas sempre parecem mais difíceis do que realmente são. Aqui na L’Oréal realizamos o processo seletivo dos estagiários, o momento de aplicar as dinâmicas de grupo achávamos que fosse ser muito difícil, complicado, mas acabamos nos identificando com essa atividade em específico e no final tudo sai como esperado, claro que a dedicação é fundamental.
Para organizar o dia nos guiamos sempre pela agenda do calendário do Outlook, agendando as atividades e definindo quanto tempo vamos despender para cada uma.
Sobre os impactos na faculdade e na vida social, na vida social sim, pois antes tinha muito mais tempo livre já que só fazia a faculdade, mas foi um momento de priorização que não me arrependo. O que mudou na faculdade foi a forma de montar a grade, por exemplo. Se antes eu pegava 10 matérias para adiantar e vivia dentro da universidade, hoje pondero para pegar matérias que eu realmente possa me dedicar e cumprir com qualidade, dentro do previsto.
Esta experiência nos trouxe, muita autoconfiança e muito amadurecimento. Conseguimos hoje nos enxergar de outra forma e nos sentimos preparas para vencer os medos. rs além dos aprendizados: organização, aprender a ouvir e postura profissional.
Pra fechar, se você está lendo essa frase, depois de ler todo o texto você é um forte candidato a ser um bom estagiário, interesse e curiosidade são elementos fundamentais para se tornar um bom profissional.
Esperamos que tenham gostado de conhecer a nossa experiência!
Por:
Juliana, 21 anos, estagiária de RH.
Clara, 22 anos, estagiária de RH.
Fique ligado no blog para acompanhar os conteúdos de preparação da L’Oréal!