Conheça o Build The Future, novo projeto da AIESEC

Desenvolvido a partir do YouthSpeak Fórum, realizado em julho, o projeto visa ajudar jovens da periferia

por Mariana Lourenço 3.581 views0

Conheça o Build The Future

A AIESEC, organização liderada por jovens e que amplifica a voz de universitários ao redor do mundo, promove, todo ano, o YouthSpeak. Movimento global com o objetivo de entender as esperanças e desafios em torno de várias questões, a pesquisa do YouthSpeak desse ano teve como tema “A forma como o mundo será moldado em 2030 depende de nós”.

Nessa pesquisa, foi levantado que 22% dos jovens brasileiros acreditam que uma educação de qualidade deve ser a principal preocupação para o desenvolvimento sustentável do país. Porém, mais de 60% da juventude do Brasil ainda não tem acesso a oportunidades de desenvolver-se em um plano de carreira depois de passarem pela escola.

Em julho, a pesquisa foi debatida no YouthSpeak Fórum, evento em que os jovens entram em contato com empresas e debatem sobre os problemas levantados, suas causas globais e como gerar soluções. A partir da conversa, todos se inspiram, se engajam e colocam as ideias em ação.

Assim, como consolidação desse último encontro, nasceu o projeto social Build The Future. Criado para fazer a diferença, o projeto visa trazer opções para o futuro do jovem da periferia, quebrando a ideia de que seu caminho já está traçado de alguma forma e, assim, saindo das condições que foram impostas a ele e entrando em uma educação de qualidade e plano de carreira bem estruturados.

Veja também:  Inscrições abertas para a 3ª edição do Youthspeak Forum

Ao final, é esperado que alguns desses jovens tenham a oportunidade de realizar um intercâmbio pela AIESEC, vivenciando um ambiente multicultural, desafiador e que cause um impacto positivo nesse jovem e em seu entorno.

Para que saia do papel e possibilite a realização de 38 experiências de impacto social a jovens estrangeiros e brasileiros, o projeto está com uma campanha de crowdfunding aberta até o dia 11 de novembro.

O projeto vai acontecer entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017, nas cidades de Belo Horizonte e Fortaleza, levando reflexões de carreira a esses jovens de baixos recursos cuja perspectiva de futuro tende a ser premeditada e pouco ambiciosa.

Para participar da arrecadação, acesse aqui. Para entender um pouco mais sobre o Build The Future, assista o vídeo abaixo: