Artigos acadêmicos só podem ser publicados enquanto estamos na faculdade?

Tem curiosidade sobre a carreira acadêmica? A gente responde!

por Juliana Maffia 28.836 views0

f4691

Para responder a essa questão, é necessário antes de tudo pensar o que é um artigo acadêmico, qual o seu objetivo no universo universitário e quais as possibilidades que ele pode te proporcionar.

O que é

Um artigo acadêmico é um gênero textual dissertativo-argumentativo que expõe resultados de uma pesquisa realizada no meio acadêmico. Normalmente, as pessoas que publicam artigos acadêmicos estão envolvidas no desenvolvimento de pesquisa: se ela estiver na graduação, por exemplo, participa de uma pesquisa de iniciação científica ou projeto de extensão ou, se estiver na Pós-Graduação, também deve publicar os resultados de sua pesquisa.

A maioria das pessoas que publicam artigos acadêmicos, fazem isso devido à sua inserção em programas de pesquisa e, também, com o objetivo de ingressar na carreira acadêmica, ou seja, ser um professor universitário ou pesquisador.

Como dissemos, o objetivo principal de um artigo acadêmico é expor os resultados de uma determinada pesquisa experimental ou teórica. Isso se faz necessário por um motivo principal: a Universidade é um ambiente que produz conhecimento, e essa produção não deve se restringir aos domínios universitários. É necessário que esse conhecimento esteja disponível para qualquer pessoa que tenha interesse, ou seja, para a população em geral. E isso porque a Universidade visa o bem da população e não de um grupo específico.

Onde publicar

Isto posto, devemos ressaltar que o artigo científico só é, de fato, científico se ele é publicado em uma revista especializada. Para cada grande área de atuação – determinada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – há uma infinidade de Revistas que aceitam artigos de graduandos, graduados e pós-graduados.

Assim, não só você pode publicar um artigo enquanto está na graduação, como também você pode fazê-lo depois de formado. Os únicos pré-requisitos para isso é a verificação de uma revista que aceite artigos de graduados e, também, que o seu artigo possua relevância acadêmica.

Veja também:  Estudantes do ProUni e Fies terão prioridade em estágio na esfera federal

Outro aspecto importante a ser citado é que você não pode publicar um artigo acadêmico em um blog, por exemplo, ou em uma revista qualquer. É necessário que Revista tenha o número International Standard Serial Number (ISSN). Esse número consta em todas as publicações acadêmicas do mundo e é ele que diferencia uma revista acadêmica de uma outra qualquer (além de seu conteúdo, claro).

Mão na massa

Por fim, mas não menos importante, qualquer pessoa que esteja na graduação ou seja formada pode publicar um artigo acadêmico. A publicação deste tipo de artigo pode abrir várias portas para você durante a sua vida na academia e profissional. Suponhamos, por exemplo, que o seu objetivo é se tornar professor universitário. A quantidade de artigos publicados por você em revistas científicas e a qualidades destes artigos e também das revistas em que você publicou é avaliada quando você estiver fazendo um concurso público.

Se, por outro lado, ser professor universitário não é o seu objetivo, mas sim trabalhar em uma grande empresa, ter bons artigos publicados proporcionará ao seu contratante conhecer a sua formação acadêmica e também o que você sabe sobre a sua área.

Desse modo, uma das maneiras de se aproveitar mais e melhor o ambiente universitário é, sem dúvida, aprender, produzir e divulgar conteúdos relevantes para a área que você escolheu.

Você já escreveu para uma revista acadêmica? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Juliana Maffia

Formada em Jornalismo e há cinco anos cuidando do Ligado na Facul, começou no portal pelo amor ao mundo digital e à escrita. Hoje, editora-chefe, o que mais a agrada é a chance de impactar universitários com o conteúdo produzido pelo site.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado

Você pode usar tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>