Aprendo no estágio coisas que não vejo na faculdade. Mito ou verdade?

Por Alexandre Ferreira, 26 anos, Analista de Sistemas, formado na Universidade Federal de Itajubá (MG)

por Juliana Maffia 1.295 views0

f4570

Meu estágio foi em uma área que não tinha tido contato durante a faculdade, a de Energia. Mas queria trabalhar neste segmento e encarei o desafio. Mesmo fazendo faculdade em Itajubá (MG), me esforçava ao máximo para conciliar as atividades acadêmicas com o estágio para trabalhar em São Paulo.

 

Quando comecei meu estágio, trabalhando em uma atividade mais técnica do negócio da AES Brasil, precisei complementar meus conhecimentos sobre a área, estudando fora do horário de trabalho.

 

Os programas usados na empresa, por exemplo, foram criados especificamente para isso, logo não havia entrado em contato com tais conteúdos durante minha graduação. Justamente por isso, a organização disponibiliza cursos para que seus funcionários aprendam a utilizar estes programas.

 

Para mim, os conceitos passados durante a faculdade eram essenciais para conseguir realizar meu estágio. Durante uma conversa, ou uma reunião com superiores, você precisava conhecer bem a teoria para poder participar. A teoria da faculdade foi uma base importante para começar o estágio, mesmo que não tenha colocado todos os conceitos em prática.

 

Uma habilidade que pude aprender durante o estágio e que não aprendi na faculdade foi a capacidade de aprender a ouvir. Trabalhando com funcionários muito experientes e renomados no setor, aprendi a ouvi-los e pude adquirir um conhecimento que não conseguiria conquistar em outro lugar.

 

Foi meu interesse pelo setor de energia que me levou a trabalhar na AES, por isso me preocupei em me preparar para o estágio e, uma vez na empresa, foquei no desenvolvimento da carreira. O feedback que recebo do coordenador apoiam meu crescimento pessoal e profissional.

 

E mesmo jovem, acredito que tenho muito a oferecer à organização. O jovem pode trazer uma visão nova de mercado. Você incentiva outros colaboradores e está sempre em busca de melhorias.  Por isso, me vejo crescendo dentro da empresa e buscando sempre meu aperfeiçoamento profissional.

A AES Brasil está com inscrições abertas para seu Programa de Estágio.
Inscreva-se neste link:  http://bit.ly/EstágioAES

https://youtu.be/CJNuJzNDpOs

Juliana Maffia

Formada em Jornalismo e há cinco anos cuidando do Ligado na Facul, começou no portal pelo amor ao mundo digital e à escrita. Hoje, editora-chefe, o que mais a agrada é a chance de impactar universitários com o conteúdo produzido pelo site.