App da FGV permite consulta gratuita a acervo histórico

O acervo é do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC)

por Mariana Lourenço 1.191 views0

App da FGV acervo histórico

A Fundação Getulio Vargas disponibilizou em seu aplicativo, App FGV, consulta livre e gratuita ao acervo do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), criado em 1973.

Sem necessidade de cadastro, o aplicativo reúne um conjunto de arquivos pessoais de figuras públicas, com um total de cerca de 1,8 milhão de documentos, sendo eles entrevistas do Programa de História Oral, verbetes do Dicionário Histório-Biográfico Brasileiro, publicações do The Brazilian Economy (revista mensal do Instituto Brasileiro de Economia da FGV), além de mais de 80 mil fotografias digitalizadas.

Pensando na facilidade da navegação para o usuário, o aplicativo tem um sistema de busca por palavra-chave, ordenação e filtro.

Veja também:  Universitários organizam debate com candidatos à Prefeitura de SP

O objetivo do acesso à essa documentação é constituir uma valiosa fonte de pesquisa, que pode complementar informações em arquivos de natureza pública, desenvolvendo a pesquisa histórica, científica ou tecnológica.

O aplicativo já está disponível para download gratuito tanto para Android quanto iOS. Para achar, basta procurar pelo termo “FGV”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado

Você pode usar tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>